Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Curitiba: Licitação do transporte coletivo ainda não muda o preço da tarifa

terça-feira, 10 de agosto de 2010


Foi homologada ontem, pelo prefeito Luciano Ducci, a primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba. Ela foi vencida pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro, que totalizam onze empresas, sendo muitas delas já atuantes no sistema de transporte da cidade.
Em relação à tarifa, o presidente da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Marcos Isfer, diz que, de imediato, não devem ser feitas alterações. Porém, a licitação deve possibilitar que ela pese cada vez menos no bolso do usuário.
Atualmente, ela é influenciada pela quantidade de quilômetros rodados. Com as mudanças, passará a ser considerada a quilometragem vezes o número de passageiros.
“Isto vai permitir uma melhor otimização do sistema, que hoje considera seis passageiros por quilômetro quadrado dentro dos ônibus”. A assinatura do contrato com as empresas deve ocorrer dentro de trinta dias. Depois, serão mais cerca de noventa dias para que as operações tenham início. A licitação é resultado de um processo que começou em janeiro de 2005, quando foi criada a Comissão de Estudos Tarifários.

Foi licitada a operação de 302 linhas (250 do sistema principal e 52 complementares), que abrangem todas as categorias de transporte, como ônibus convencionais, ligeirinho, ligeirão, interbairros, interhospitais e linha turismo. A concessão onerosa é de R$ 252 milhões e o prazo de concessão é de quinze anos, “renovável por mais dez desde que sejam feitos investimentos relevantes em bens reversíveis ao sistema”, que conta com 21 terminais e 315 estações-tubo.

Em dias úteis, é previsto o atendimento de 1.836.704 passageiros, com uma frota operante de 1.399 ônibus.“É a primeira vez que o transporte coletivo de Curitiba é licitado, o que aconteceu dentro de um processo de total transparência dos contratos e com participação da sociedade”, declarou Ducci. “A licitação trará diversos benefícios ao sistema de transporte coletivo de Curitiba, melhorando sua qualidade”.

Serão obrigações das empresas a melhoria da velocidade média operacional dos veículos, do conforto, capacitação de funcionários e investimentos em inovações tecnológicas. Até 2012, elas terão que providenciar para que 10% da frota rode com 100% de biocombustível.

Até 2014, todos os veículos vão ter que possibilitar acessibilidade. Além disso, haverá seguro para todos os usuários; serão implantados dois ônibus por regional para atender pessoas com dificuldades maiores de locomoção (como enfermos, pessoas com necessidades especiais e obesos mórbidos); e implantados sistemas de segurança e bilhetagem que diminuam evasão de receitas, que hoje representa cerca de 5% do sistema é gerada, por exemplo, por pessoas que pulam catracas e fraudes em terminais.

Frota

Após o final do processo licitatório, a prefeitura também deve aumentar a frota de ônibus em atividade, sendo colocados mais cem veículos em circulação. A ideia é que os ônibus sejam novos e que, desta forma, gerem economia com serviços de manutenção. O sistema de transporte coletivo da capital funciona há 57 anos.



READ MORE - Curitiba: Licitação do transporte coletivo ainda não muda o preço da tarifa

Mais 18 linhas de transporte coletivo de Juiz de Fora invertem fluxo


Até sábado (14), mais 18 linhas do Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora passam a circular com o novo sistema de embarque e desembarque. Nesta próxima semana, cerca de 12 mil passageiros de 31 ônibus passam a entrar pela porta da frente. A mudança teve início na última segunda-feira, 2. Somente esta semana, 29 linhas e 41 ônibus já estão com as alterações concluídas, o que representa 8% da frota do transporte coletivo – que conta com 529 veículos.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) garante que 25% dos coletivos do Município estarão com a roleta invertida até o final deste mês. A Settra informa, ainda, que tanto a inversão do fluxo quanto o cadastramento dos idosos no Cartão Passe Livre são gradativos, com previsão de término no dia 15 de dezembro, quando aumenta o fluxo de passageiros devido às festas de final de ano e a realização dos vestibulares. Cada ônibus fica parado até dois dias para ser adaptado ao novo sistema, o que justifica a mudança gradual.
Com a alteração do embarque, a roleta também muda para a parte dianteira do veículo, próxima ao motorista. Entre os benefícios estão menor tempo de embarque, mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários, já que o orientador do fluxo de passageiros será eliminado; aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e desembarque dos cadeirantes; indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes; igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a esse benefício.
Todos os usuários deverão ficar atentos às sinalizações na frente e nas laterais dos ônibus. Antes da roleta, próxima ao motorista, os assentos preferenciais para grávidas, idosos, obesos e portadores de deficiência continuam assegurados. Nos ônibus com motor dianteiro (97% da frota) são sete bancos para estas quatro categorias. Já os veículos com motor traseiro possuem oito assentos preferenciais.
Os cadeirantes continuam entrando pela porta do meio, onde fica instalado o elevador. Espelhos convexos junto às portas dos ônibus são instalados com o objetivo de manter a segurança na hora do desembarque. E os cordões das campainhas e os balaústres ficam estendidos até a parte traseira do veículo.

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora


READ MORE - Mais 18 linhas de transporte coletivo de Juiz de Fora invertem fluxo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960