Fortaleza: Motoristas e cobradores ameaçam retomar greve de ônibus

quinta-feira, 8 de julho de 2010


Motoristas e cobradores de Fortaleza ameaçam iniciar nova greve de ônibus nesta sexta-feira, 9, caso a categoria não receba os valores descontados dos seus salários por terem paralisado as atividades no último mês. Nesta quinta-feira, 8, a empresa de ônibus Timbira, no bairro Rodolfo Teófilo, permaneceu fechada desde as 4 horas. Foram afetados os terminais de ônibus de Lagoa e Antônio Bezerra.

De acordo com a categoria, foi acordado com os empresários que o encerramento da greve no dia 24 de junho seria feito caso os motoristas e cobradores não descontassem dos seus salários os dias em que os ônibus pararam de circular. Como o suposto acordo não foi cumprido, a categoria voltou a ameaçar retomada da greve. No entanto, de acordo com a assessoria do Sindiônibus, não foi feito qualquer acordo entre empresários e a categoria referente ao desconto nos vencimentos dos motoristas e cobradores.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 88 veículos da empresa não saíram da garagem com a paralisação nesta quinta. A empresa atende 20 linhas de Fortaleza. Ainda segundo a Etufor, ônibus de outras empresas foram remanejados para suprir a demanda.Motoristas e cobradores também estão aguardando julgamento do dissídio coletivo pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região.

Fonte: O POVO Online
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DF: Tarifa de ônibus para o Entorno terá reajuste


A partir do próximo dia 25, quem utiliza ônibus entre o Entorno e o Distrito Federal pagará mais caro pela passagem. A Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) autorizou o reajuste de 1,1195% sobre o valor da tarifa para o tranporte semiurbano interestadual e internacional. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (7/7) no Diário Oficial da União.

Um passageiro que vem de Planaltina para o Plano Piloto, por exemplo, paga hoje a tarifa de R$ 4,25 e deverá desembolsar cerca de R$ 4,35, R$ 0,10 a mais por viagem. Quem vai de Águas Lindas para Taguatinga paga atualmente R$ 2,85.

De acordo com a nova tabela, o valor passará a custar R$ 2,90.. Morador de Valparaíso, o analista de sistemas Émerson dos Reis Silva, 35 anos, gasta atualmente R$ 2,90 na passagem que custará R$ 3. Para ele, o aumento não se justifica, pois o serviço deixa muito a desejar. Hémerson trabalha na Asa Sul e passa pelo constrangimento de chegar atrasado por conta do transporte. "Diversas vezes peguei o ônibus e ele quebrou.

Demorou mais de uma hora para eu conseguir embarcar em outro, porque todos que passavam estavam lotados. Você chegar atrasado uma vez, tudo bem. Mas toda semana fica chato", reclama.Segundo a resolução nº 3.539, publicada no Diário Oficial, o aumento se deve à necessidade de “manter o equilíbrio econômico financeiro do transporte rodoviário”. No entorno do DF, cinco empresas se beneficiam do reajuste.

A maior permissionária é a Viação Anapolina (Vian), que tem linhas para Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Jardim Ingá, Novo Gama e Formosa.As outras empresas afetadas são: Viação Luziânia (Vialuz), que atua em Luziânia; a Santo Antônio, em Santo Antônio do Descoberto; a Taguatur, em Águas Lindas e Rápido Planaltina, em Planaltina de Goiás.

O último aumento para as linhas semiurbanas ocorreu em julho do ano passado, quando a tarifa foi reajustada em 6,217%. Houve protesto da população em cidades como Planaltina e Águas Lindas, que considerou o aumento abusivo, já que a maioria trabalha no DF e utiliza o transporte público diariamente.

No Entorno do DF há uma frota de 1.303 ônibus, sendo 1.084 desses para viagens semiurbanas. Mas o tranporte para Brasília é uma das principais reclamações de moradores dos arredores da capital federal. Além dos altos valores das tarifas, os usuários se queixam da má conservação dos veículos, da superlotação e o longo tempo de espera nas paradas.

O transporte semiurbano de passageiros cobre trajetos de até 75 quilômetros. Esse serviço está presente em 23 cidades goianas, povoados e vilarejos da região.

Fonte: Correio Braziliense
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Belém: Passagens de ônibus voltam a custar R$1,85


A tarifa das passagens de ônibus em Belém voltará a custar R$ 1,85. A decisão acaba de ser tomada pela desembargadora Marneide Trindade Merabet, da 1ª Câmara Cível Isolada, que suspendeu a liminar de 1° grau que reduzia os preços das passagens de ônibus em Belém, de R$ 1,85 para R$ 1,70.
Com o decisão a favor da Prefeitura Municipal de Belém, a tarifa de R$ 1,85 para os transportes coletivos voltará a vigorar a partir da zeho hora desta sexta-feira (9). O Setransbel (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém) convocou coletiva de imprensa, para as 18h30 de hoje, para tratar do assunto. Mais informações em instantes.

Fonte: Diário Online
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Cidade de Escada ganha ônibus adaptado


Usuários das linhas Escada-Recife e Escada-Cabo (operadas pela empresa NorteSul) foram contemplados, ontem, com quatro ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Equipados com elevador e box para acomodação de cadeirantes, os veículos são os primeiros de linha intermunicipal em Pernambuco com acessibilidade total para deficientes.
O sistema de acionamentos dos elevadores é elétrico (desenvolvido pela empresa Altec), permitindo maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, além de maior robustez e menos ruídos. Os ônibus, adquiridos segundo investimento de R$ 1 milhão, também são equipados com cadeiras preferenciais para obesos e dispositivos de apoio que facilitam a locomoção interna.
“Todo processo é eletroeletrônico, sendo apenas necessário o comando de subida e descida da plataforma elevatória veicular. É um sistema melhor do que o hidráulico e pneumático porque demanda menos manutenção e é mais simples de operar”, afirmou Rafael Teles, gerente de operações da empresa NorteSul.
Ainda segundo Teles, os novos ônibus devem realizar 36 das 126 viagens diárias das duas linhas. Três ônibus adaptados vão operar na linha Escada-Recife (com saída de hora em hora) e um deles na linha Escada-Cabo (com saída a cada uma hora e meia). Ao todo, as linhas atendem 180 mil passageiros por mês, enquanto os novos ônibus devem atender até duas mil pessoas diariamente.

Fonte: Folha de Pernambuco
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Rio de Janeiro: Prefeito inaugura obras da Transoeste


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, inauguraram na manhã desta quinta-feira, o início das obras de Transoeste, corredor expresso que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

Com investimentos de mais de R$ 690 milhões, as obras serão feitas em três partes e incluem a abertura do túnel da Grota Funda. Com 32 km de extensão e com 30 estações de BRTs (num corredor expresso de ônibus articulados), a Transoeste irá reduzir à metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros.

Atualmente, o trajeto Barra-Santa Cruz tem 50 km de extensão que, de ônibus, são percorridos em cerca de 1hora e 40 minutos. Na hora do rush, a viagem pode durar até duas horas e 30 minutos. O corredor viário não terá pedágio. Segundo o prefeito, isso só foi possível porque a atual administração "organizou as finanças da prefeitura".

O prefeito ressaltou que, junto com a Transolímpica e a Transcarioca, a Transoeste é um dos três corredores viários que vão preparar a cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Fonte: O Globo
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A partir do dia 25 passagem de ônibus interestaduais fica mais cara

A partir do próximo dia 25 de julho, as passagens de ônibus interestaduais e internacionais com percurso de até 75 quilômetros ficarão 1,195% mais caras. A informação sobre a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (07/07).
Para as linhas de maior percurso, a medida está em vigor desde o último dia primeiro, com aumento de até 2,13%.
A ANTT ressalta que os reajustes são feitos uma vez por ano, no mês de julho e estão restritos às tarifas interestaduais e internacionais, uma vez que as tarifas municipais e intermunicipais são reguladas, na maioria das vezes, pelas secretarias dos Transportes. As tarifas de embarque não estão incluídas.
Ainda segundo informações da Agência, os aumentos estão previstos nos acordos feitos com as empresas, e o cálculo deles leva em consideração coeficientes que estão previstos nos contratos e a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro entre permissionárias e autorizadas a realizar o transporte de passageiros.

Fonte: Folha de Italva
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Idoso de 60 anos poderá ter transporte gratuito


Uma PEC (proposta de emenda constitucional) em discussão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo quer que a gratuidade no Metrô, em barcos, em ônibus e trens metropolitanos beneficie quem tem a partir de 60 anos de idade.
Hoje, segundo o Estatuto do Idoso, são isentos de pagar pelo transporte coletivo urbano quem tem mais de 65 anos. Porém, de acordo com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), autora da PEC, essa determinação se deve à pressão das empresas. "O Estatuto do Idoso esclarece que tem o objetivo de regular os direitos de quem tem 60 anos ou mais logo no primeiro artigo", diz.
A proposta garante aos idosos que tenham a partir de 60 anos a gratuidade em todo o sistema de transporte coletivo sob administração direta ou indireta do Estado. Ela tem o apoio de deputados do PSDB e do DEM, que assinaram a PEC.

Fonte: Agora São Paulo
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ANTP TV debate Mobilidade Urbana na Copa do Mundo


A ANTP TV debaterá a mobilidade urbana em grandes eventos, dissecando a Copa do Mundo da África do Sul. Veja nesta quinta, 8 de julho, às 16h. Os especialistas Stenio Franco Silva, consultor da Fundatec, e João Carlos Fagundes, diretor do Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), coordenado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), são os convidados desta próxima edição do programa semanal de entrevistas da ANTP TV, Em Movimento, que será transmitido ao vivo via Internet (acessar http://www.antp.org.br/ e acionar o ícone da ANTP TV, no canto superior direito da tela) nesta quinta-feira, 8 de julho de 2010, das 16h às 18h, com o comando do jornalista José Márcio Mendonça.

Na semana decisiva da Copa da África do Sul e a alguns dias do início da contagem regressiva para a Copa de 2014 no Brasil, o tema do programa será Mobilidade Urbana em grandes eventos. Os convidados falarão sobre aspectos da organização da Copa da África do Sul, que puderam conhecer em detalhes, com destaque para a implantação de medidas de gestão da mobilidade adotadas para os deslocamentos dos torcedores e colaboradores envolvidos no evento, nos circuitos ao redor das praças esportivas, nas áreas de restrição aos deslocamentos motorizados e áreas VIPs da FIFA e estádios, e atenção especial á operação de trânsito, comunicação, operação de transporte público e prestação de informações ao público. Ao vivo, com perguntas.

A transmissão será ao vivo, com perguntas do público, por meio de uma caixa de correspondência colocada ao lado da tela de transmissão. As perguntas também podem ser enviadas antecipadamente por e-mail, para o endereço antptv@antp.org.br.

Também está no ar a segunda enquete lançada pelo programa Em Movimento, referente à Copa FIFA 2014 no Brasil. A série de programas gravados está à disposição do público a qualquer tempo. Para isso, acesso o ambiente da ANTP TV transmissões ao vivo e programas gravados.

Fonte: ANTP
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Transferência de paradas de ônibus gera reclamações em Natal


No primeiro dia de mudança nas paradas de ônibus do Natal Shopping e Via Direta, na BR-101, Zona Sul de Natal, usuários seguem insatisfeitos com o tempo de integração garantido pelo programa Passe Livre. O tempo de uma hora para trocar de ônibus em qualquer ponto de parada da cidade ainda é considerado curto pela população, principalmente para aqueles que descem no shopping e precisam caminhar até a outra parada de ônibus, que fica distante cerca de 300m.

Segundo Sílvio Medeiros, secretário adjunto de trânsito, o problema está em os usuários ainda não saberem usar corretamente o direito garantido a eles. Sílvio explica que as constantes reclamações de usuários recebidas pela secretaria estão ligadas ao mau uso da integração. "A população não está usando o Passe Livre da forma correta", alega o secretário.

Segundo ele, as pessoas querem continuar fazendo integração onde antes funcionavam as estações e isso não é necessário. Tomando comoexemplo os usuários que moram na Zona Norte da capital e precisam se deslocar até Ponta Negra, Silvio Medeiros explica que a troca de transporte pode ser feita ainda na Zona Norte. "Na Zona Norte existem ônibus que fazem a linha Ponta Negra. Basta fazer a troca ainda lá ou mesmo na avenida Bernardo Vieira", afirma.

O secretário disse ainda que não vê necessidade de aumentar o tempo do benefício. "Até agora não foi constatada nenhuma necessidade de ampliação desse tempo em alguma linha", afirmou. Já os usuários partilham de pensamento totalmente contrário ao da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). "Não tem condições. Isso é um absurdo!" É o que pensa o estudante Paulo Silva, 19. Paulo conta que só nessa semana já perdeu a integração temporal em três oportunidades. Morador da Zona Norte, o estudante tem que pegar dois transportes para chegar a empresa onde estagia pela manhã, em Candelária. Ele conta que a lotação dos ônibus e os congestionamentos em horário de pico contribuem para a perda do direito do usuário.

A segurança na região também é apontada como um fator de preocupação para a população que peg1a ônibus no local. Paulo Silva acredita que as antigas estruturas das estações de transferência ofereciam maior segurança aos usuários de transporte público. "As estações antes ficavam abertas até as 23h. E agora, como as pessoas irão ficar nas paradas nesse horário?"

A indagação do estudante é somada à sensação de insegurança que ele afirma ter ao desembarcar em locais distantes de centros de maior movimento, como o Natal Shopping. Funcionários Os funcionários que foram contratados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para trabalhar nas estações de transferência perderam suas funções. Segundo Sílvio Medeiros, as informações que lhe foram passadas pelo Seturn é que 90% dos funcionários foram reaproveitados e transferidos para funções administrativas dentro do próprio Seturn ou nas empresas.

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São Paulo: Pinda recebe 12 ônibus com acessibilidade para deficientes


Pindamonhangaba vai receber 12 veículos 0km com acessibilidade para utilização no transporte público da cidade. A apresentação dos ônibus acontece hoje, às 11 horas, no pátio da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Os novos carros atendem a legislação vigente (lei 10.048) sobre acessibilidade e foram solicitados pela Prefeitura à empresa responsável pelo transporte público – a Viva Pinda.

“Esta era uma reivindicação dos deficientes e uma das ações que o prefeito João Ribeiro mais se empenhava em negociar com a companhia, que se comprometeu a colocar 40 ônibus com acessibilidade em circulação até janeiro de 2011”, disse o diretor de Trânsito, Luis Rosas Junior, ao comentar que o mecanismo é uma plataforma elevatória – que garante conforto, segurança e facilidades aos deficientes físicos.

Luis Rosas Junior afirmou que a ação é um avanço no transporte público do município. “O setor tem recebido melhorias nos últimos anos e acreditamos que atitudes como esta trazem mais benefícios à população”.

Acessibilidade em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba é uma das cidades que mais respeitam as pessoas com deficiência, principalmente na questão da acessibilidade.Todos os prédios públicos possuem rampas de acesso, milhares de calçadas espalhadas pelo município também contam com o recurso.

A rua Deputado Claro César, por exemplo, contém pisos táteis; na Prefeitura e no Museu, o acesso dos deficientes pode ser feito por rampa ou elevador, além de sanitários próprios e outras facilidades.

Fonte: Vale Flash
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Audiência prevê mudanças no transporte coletivo em Macapá e Santana


Apesar do reduzido número de pessoas, dessa vez a audiência pública no município de Santana foi realizada na Câmara de Vereadores. A primeira reunião foi marcada no dia 16 de junho, mas foi cancelada pela falta de pessoas. Entre os principais assuntos tratados, está o projeto básico para a elaboração do edital de licitação para a concessão de novas empresas de ônibus para as linhas Macapá e Santana.

O projeto prevê que as empresas disponibilizem ônibus adaptados para pessoas com mobilidades reduzidas e a cadeirantes. Os meios de transportes também deverão ser climatizados e com idade para no máximo três anos. Haverá mudanças também nos itinerários, com criação de novas linhas.

Fonte: Portalamazonia
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