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Série Transporte pelo Mundo na Cidade de Berlim na Alemanha

sábado, 26 de junho de 2010


Berlim tem um sistema de transportes altamente integrado que engloba U-Bahn (metrô), S-Bahn (comboio suburbano), autocarro e eléctrico, com fácil acesso à serviços de transporte ferroviário regional e mainline. Há nove linhas de U-Bahn, 15 linhas de S-Bahn e 27 linhas de eléctrico (o último em Berlim Oriental, apenas). Os serviços de ônibus cruzam a cidade.

Os bilhetes são fixados o preço para duas ou três zonas - quase todos os visitantes utilizam a tarifa AB (embora note que o Aeroporto Schönefeld fica apenas na zona C). O City Tour Card combina transporte nas zonas A e B e um cartão de vantagem para cerca de 50 atrações turísticas.

Pode-se dizer que o sistema de transportes públicos de Berlim funciona em torno da rede de metropolitano (U-Bahn). Nove linhas, num total de 145 quilómetros, cobrem 170 estações.
Uma esmagadora maioria das estações possui ligações à superfície com a rede de ônibus e de comboios rápidos (S-Bahn). Os S-Bahn cruzam o interior da cidade, ligando a uma linha fechada em torno do grande centro (Ringbahn) e daí irradiando para as povoações vizinhas.
Na zona oriental da cidade subsiste ainda a rede de eléctrico (Tram) que possui, por sua vez, conexões com o U-Bahn e o S-Bahn.
Todos estes meios de transporte são acessíveis com o mesmo tipo de bilhete e um passe mensal custa 70EUR. Existe uma página na Internet (http://www.vbb-fahrinfo.de/) que permite planear a viagem recorrendo a cada um dos transportes.

As várias linhas de metropolitano, graças às inúmeras intersecções, permitem que a vida da cidade, no Inverno, se passe tanto à superfície como debaixo dela! No centro da cidade é possível a deslocação de um local a outro mantendo o tempo de permanência ao frio (e à chuva!) inferior a 10 minutos. A apetência por este meio de transporte é ainda maior se considerarmos que uma parte significativa das estações possui quiosques, mercados, caixas automáticas (ATM), restaurantes de comida rápida e que as maiores estações têm inclusive bancos e farmácias! Desde 1995, toda a rede tem cobertura GSM, para telemóveis.
Estas comodidades e o fato de mais de 1 milhão de passageiros usar a rede diariamente dá origem a uma vida própria debaixo da cidade. Existem frequentadores assíduos das plataformas que, por se encontrarem desempregados ou por qualquer outra razão, ali permanecem de cerveja na mão (um hábito germânico) conversando sem intenções de usarem o transporte. Para isto contribui em muito o fato de o acesso às plataformas não exigir bilhete. Aliás, o próprio uso da rede não exige bilhete! O controle é apenas ocasionalmente efetuado por inspetores em traje civil a bordo das carruagens. Esta extensa rede de transportes permite fazer o trajeto de casa para o emprego usando um de 3 circuitos diferentes! Tem um metropolitano que circula a cada 5 minutos, ônibus de 10 em 10 e comboios a cada 20! A pontualidade é impressionante e a qualidade nada deixa a desejar.

Por isto, pode-se considerar a cidade de Berlim como um exemplo de cidade “amiga da mobilidade”. As distânicas desaparecem e o tempo de deslocação pode ser usado para ler ou qualquer outra actividade. Afinal de contas, demora mais tempo a aquecer o interior do carro do que esperar pelo próximo metropolitano
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Série Transporte pelo Mundo na Cidade de Madrid


Ônibus são facilmente identificáveis como eles são vermelhos, com exceção para aqueles que operam com gás natural, que são azuis. A maioria dos veículos oferecem acesso para deficientes e pessoas com dificuldades de mobilidade, todos têm ar condicionado, que é essencial durante o verão quente Madrid.
EMT ônibus funcionam todos os dias da semana 06h00 - 23:45. Freqüência depende da hora do dia e da linha de ônibus, e pode variar entre 5 e 15 minutos. Partir de 11,45 horas, uma rede de 25 rotas de ônibus à noite entra em funcionamento - os ônibus são comumente conhecidas como 'corujas'. O ônibus terminal para esses ônibus está localizado na praça central de La Cibeles.
Você deve entrar no ônibus na frente. Ao lado do condutor, não há máquina onde você deve inserir o seu bilhete para que ela seja cortada. No ônibus, os bilhetes são válidos para uma viagem única e para mudar as rotas que você deve comprar outro bilhete. Na maioria das paragens de autocarro, há uma plano da cidade, onde você pode verificar as rotas de ônibus.
Várias linhas de autocarro EMT percorrer o centro histórico da cidade, que é por isso que é aconselhável usar o ônibus para viagens curtas. Se você quisesse ver toda a cidade, sugerimos que você use certas rotas EMT, tais como a Circular ou "C" de rota, que gira em torno do centro da cidade, ou o número 27, que vai para baixo de todo o comprimento do Paseo del Prado -Recoletos, via Castellana, a principal avenida da cidade.



Madrid tem uma rede de transportes bastante vasta e completa. Os vários meios de transporte, e respectivas infrastruturas, estão organizados de forma a reduzidir substancialmente o trânsito automóvel na capital, possibilitando uma rápida circulação, quer de quem circula dentro da cidade, quer de quem se desloca desde a periferia. O metro, o comboio e os ônibus são os mais importantes transportes públicos.

Apenas nos últimos oito anos, 111 quilômetros de novas linhas foram construídas, que incluem 63 estações que podem ser acessados por elevador. A rede de metro é actualmente a quinta em uma escala global de comprimento, 176 quilômetros, eo número de estações, 161.
O metro está aberto todos os dias da semana 6h00-1h30, apesar de algumas estações e as entradas têm horários limitados. Freqüência trem depende da linha, a hora do dia, e o dia da semana, e pode variar entre cada três minutos na hora do rush a cada cinco minutos, o resto do dia. At night, frequency drops to every 15 minutes. À noite, cai a freqüência a cada 15 minutos.
Você pode acessar o Underground, inserindo o seu bilhete nas máquinas nas salas de bilhete. Você pode mudar quantas vezes quiser entre linhas com o mesmo bilhete.
Passageiros que estão acostumados a viajar de metro não vai encontrar a rede Madrid particularmente difícil de usar. Cada linha é marcada com uma cor e um número e você não tem que caminhar muito para mudar de linha. Não é aconselhável viajar durante a hora do rush, 07h30-09h00, enquanto a multidão pode tornar a sua viagem desconfortável. O Metro de Madrid é seguro graças à presença de guardas de segurança e câmeras, mas, como em outras cidades, é aconselhável para os passageiros para cuidar de seus pertences pessoais.

O metro de Madrid serve os mais de três milhões habitantes e é uma das redes em maior expansão em todo o mundo. Tem uma ligação à rede que serve a zona sul da cidade, a Metrosur, e é actualmente o segundo maior sistema de metropolitano da Europa ocidental, sendo o primeiro o de Londres. É uma das maiores redes de metro do mundo, tanto pela sua extensão como pelo número de estações. Conta com 316 estações em 12 linhas mais um ramal. O sistema esta com 317 km de vias e opera 1.594 vagões (1.059 motrizes e 535 reboques).
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Cidade de Londres


O sistema de transporte público em Londres é um dos mais eficientes do mundo. O mais usado é o metrô ou “tube”, como o chamam os londrinos. Esta é a rede de transporte subterrâneo mais antiga do mundo e conta com 12 linhas e mais de 275 estações e cerca de 400 km de milhas espalhadas por toda a cidade. Apenas no centro de londres há 63. Com esta malha de metrô fica fácil o deslocamento em Londres, pois sempre haverá uma estação perto de onde queira ir.

Todas as estações têm placas grandes e visíveis, e nelas se pode conseguir um mapa com todas as demais estações e rotas das linhas do “underground” para que possa consultá-lo quando necessitar.
A rede de metrô de Londres está dividida em seis diferentes “zonas” que aparecem no mapa como circulos. A zona 1 (circulo central) representa o centro da cidade e quanto mais se distancia dela, mais zonas se percorrem e mais caro fica o trajeto. É mais barato viajar nas zonas 3, 4, 5 e 6 que nas zonas 1 e 2, mas é exatamente nestas duas zonas que estão as maiores atrações da cidade e a própria “city”, o centro de Londres, a antiga Londres. Seja como for, quando se viaja de metrô é necessário pagar por cada zona que passar.
Cada linha se diferencia por sua cor e seu nome, Geralmente só necessitamos saber qual linha tomar e de onde fazê-lo. Nas estações haverá sempre a indicação da direção dos trens como “eastbound” (direção leste), “westbound” (direção oeste), “northbound” (direção norte) ou “southbound” (direção sul), dependendo do trajeto do trem e a localização da estação para qual se vai. Os trens que no mapa vão da esquerda para direita são “eastbound”; da direita para esquerda “westbound”; de cima para baixo “southbound”; e de baixo para cima “northbound”. Além disso, na parte frontal do trem e no letreiro luminoso da plataforma se poderá ver o destino, indicado pela última parada desse trem, ou o final da linha.
O metrô não funciona nas 24 horas do dia. Começa a circular entre as 05h15min e 06h15min da manhã de segunda a sábado, e o último trem sai do centro de Londres ã meia-noite. Nos domingos, o primeiro trem sai as 07h00min da manhã e o último sai do centro de Londres entre as 23h00min e 23h30min. A hora do primeiro e do último trem depende da linha, da estação, da direção e da última parada.
As tarifas do tickets variam, sendo mais caras ou mais baratas dependendo da hora do dia em que se viaja. São sempre mais baratas depois das 09h30min (peak e off-peak respectivamente). As horas mais congestionadas são quando as pessoas se dirigem para o trabalho, pelas manhãs das 08h00min e 09h30min e a tarde , das 17h00min e 18h30min.
Se precisar fazer várias viagens, o melhor é comprar um passe diário, ou o “daily Travelcard” para uma zona determinada. A vantagem é que o Travelcard pode ser usado indistintamente para a rede de metrô, trens urbanos e ônibus, sendo que para o ônibus não vale o sistema de zonas, ou seja, o passe vale para toda Londres. O Travelcard pode ser comprado para um dia, uma semana ou um mês, sendo mais barato quanto maior sua duração.
Se você pretende ficar uma semana ou mais em londres é mais vantajoso comprar um Oyster card por £3 antes de viajar. O oyster card pode ser comprado em qualquer estação de metrô ou trem com a vantagem de que você pode reutilizá-lo, ou seja, recarregá-lo com quanto crédito desejar e também comprar passes diários, semanais, mensais e anuais. Além disso, as passagens são mais baratas quando compradas através dele. Para se ter um exemplo, uma passagem única de ônibus custa £2, mas você pode pagar apenas £0,90 se comprá-la com o oyster card.

Ônibus

O ônibus de Londres é um dos London 's principais ícones, o arquétipo traseiro vermelho de entrada de duplo-deck Routemaster sendo reconhecido no mundo inteiro. Embora o Routemaster já foi amplamente eliminados do serviço, com apenas duas rotas do património continuam a utilizar os veículos, a maioria dos autocarros em Londres ainda são vermelhos e, portanto, o ônibus vermelho continua a ser um símbolo da cidade.

A maioria dos autocarros locais dentro de Londres formar uma rede gerida pela London Buses,um braço do Transport for London, embora a maioria dos serviços são operados pelo setor privado as empresas sob contrato com a London Buses. Com a introdução da taxa de congestionamento de Londres em Londres e em horários de pico, porque o metrô está operando na capacidade máxima, o serviço de ônibus muitas melhorias foram realizadas, e serviços de autocarros central estão actualmente a beneficiar de uma espécie de ressurgimento.
Embora a entrada traseira duplo-deck Routemaster é o ônibus de Londres arquetípica, os números têm diminuído muito rapidamente devido à sua idade (o mais velho estão agora mais de 50 anos), a sua incapacidade para aceitar a cadeira de rodas ou carrinhos de bebé , e sua exigência de uma duas pessoas da tripulação. Conforme descrito abaixo, Routemasters estão restritas a duas rotas do património. Todos os outros serviços de ônibus locais são agora operadas por ônibus moderno com piso baixo, que pode ser de um único pavimento ou double-deck. Alguns dos ônibus baralho são articulados e conhecidos localmente como autocarros articulados. Bendy ônibus têm três conjuntos de portas, e os passageiros com bilhetes da estação ou cartões Oyster podem embarcar autocarros articulados utilizando um conjunto de portas.


A maioria dos ônibus que operam em Londres tem dois conjuntos de portas, e embarcar no ônibus com a porta da frente e saia pela porta traseira, enquanto que alguns ônibus em rotas menos ocupadas têm apenas uma porta. Todos estes ônibus estão em conformidade com o Disability Discrimination Act, e pode aceitar passageiros em cadeiras de rodas e outros deficientes de mobilidade dos passageiros.
Algumas linhas de ônibus local na área externa de Londres atravessar a fronteira de Londres. serviços de ônibus de Londres que cruzam a fronteira tem padrão de ônibus vermelhos, e praticam tarifas de Londres, pelo menos dentro do limite. Ônibus fora de Londres que se cruzam em Londres estão em seus esquemas de operadores própria cor, e não pode aceitar as tarifas de Londres, mesmo dentro do limite.
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