DF: Passageiros bloqueiam Eixo Monumental com fogo em protesto conta demora dos ônibus

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Irritados com a demora dos ônibus, passageiros que aguardavam na Rodoviária do Plano Piloto bloquearam as seis faixas do Eixo Monumental no sentido Esplanada-Palácio do Buriti. Eles atearam fogo em papelões e sacos plásticos retirados dos contêiners de lixo do terminal. O protesto teve início por volta das 19h, horário de grande movimento na via, e deixou o trânsito congestionado na altura do Buraco do Tatu até a Esplanada dos Ministérios.

Fonte: Correio Braziliense

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07 Dias de Greve de ônibus em Fortaleza


Motoristas, trocadores e fiscais de ônibus iniciaram na noite desta segunda-feira (14) uma manifestação em frente ao shopping Benfica.
A categoria chega ao 7º dia com alterações nas táticas da Campanha Salarial 2010. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (SINTRO) realiza o primeiro protesto além dos terminais de ônibus e ameaça paralisar totalmente.
Neste momento, às 18h30, mais de 120 profissionais dificultam a passagem de veículos que cruzam a Av. Carapinima.

Fonte: Portal verdesmares
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Recife: São João da Capitá contará com esquema especial de transporte


O São João da Capitá, evento tradicional que acontece todos os anos no Chevrolet Hall em Olinda, promete atrair nesta sexta (11/06) e sábado (12/06), mais de 100 mil pessoas até o local. Para atender o público que irá participar da festa, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de linhas para os dois dias de shows. Ao todo, 12 linhas participarão da programação.

O esquema montado pelo consórcio para os dois dias de festa terá início a partir das 18h30. Os passageiros que irão se deslocar no primeiro dia do evento, contarão com 10 linhas das quais, oito terão desvio de itinerário, para atender o entorno do Chevrolet Hall, e outras duas realizarão viagens extras. Ao todo serão 14 viagens a mais totalizando 135 viagens durante a operação.

Já para o sábado o esquema especial terá sete linhas inseridas na operação de reforço, realizando um total de 469 viagens, sendo 63 delas extras. Outras cinco linhas terão suas rotas modificadas provisoriamente para deixar os usuários em locais próximos ao evento. Ao todo, serão 77 viagens extras no período do evento.

Para informar os usuários sobre a operação o Grande Recife colocou cartazes em todas as linhas envolvidas na operação. A Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800.081.01.58, também estará à disposição dos passageiros que desejarem mais detalhes sobre o esquema especial.

Linhas que serão reforçadas sexta-feira (11/06):
*043-Aeroporto/Tacaruna (Derby) – 74 viagens
*950-Engenho Maranguape/Varadouro – 61 viagens
  • Linhas que terão desvio de itinerário na sexta-feira (11/06)
*050-PE-15/Boa Viagem - 249 viagens
*910-Piedade/Rio Doce – 104 viagens
**977-Paulista/Conde Boa Vista – 67 viagens
986-Rio Doce/Derby – 24 viagens
*645-Av. Norte (Macaxeira) – 130 viagens
*915-PE-15 – 253 – Viagens
*967-Igarassu (Sítio histórico) – 86 viagens
*460-Camaragibe (Príncipe) – 103 viagens
  • Linhas que serão reforçadas sábado (12/06)
*043-Aeroporto/Tacaruna (Derby) – 70 viagens
*050-PE-15/Boa Viagem - 195 viagens
*910-Piedade/Rio Doce – 67 viagens
985-Rio Doce (Bacurau) – 7 viagens
995-Pau Amarelo(Bacurau) – 8 viagens
*950-Engenho Maranguape/Varadouro – 55 viagens
**977-Paulista/Conde Boa Vista – 67 viagens
  • Linhas que terão desvio de itinerário no sábado (12/06)
**977-Paulista/Conde Boa Vista – 47 viagens
*645-Av.Norte (Macaxeira) – 131 viagens
*915-PE-15 – 172 viagens
*967-Igarassu (Sítio histórico)
*460-Camaragibe (Príncipe)

* Estas linhas participarão dos dois dias de evento 11/06 e 12/06
** A linha terá a sua rota modificada provisoriamente na sexta (11/06), para deixar os usuários em locais próximos ao evento e também sofrerá desvio de rota e reforço no número de viagens realizadas no sábado (12/06).

Fonte: CGRT
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Supervia: Programação de Trens para o jogo do Brasil na Copa do Mundo


A SuperVia preparou um esquema especial para atender à população que irá assistir ao jogo da Copa do Mundo de 2010, entre Brasil e Coréia do Norte, no dia 15 de junho, terça-feira, às 15h30. A concessionária irá antecipar a programação horária de pico, com intervalos reduzidos, para antes do início do jogo. Confira os intervalos dos trens neste dia, entre 13 e 16 horas:

· Ramal Deodoro (trens paradores): intervalos de 10 minutos.
· Ramal Santa Cruz:
o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Deodoro e Campo Grande.
o Intervalos de 15 minutos no trecho entre Campo Grande e Santa Cruz.

· Ramal Japeri:
o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Nova Iguaçu.
o Intervalos de 30 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Japeri.

· Ramal Belford Roxo: intervalos de 15 minutos.
· Ramal Saracuruna:
o Intervalos de 10 minutos no trecho entre Central do Brasil e Gramacho.
o Intervalos de 30 minutos no trecho entre Gramacho e Saracuruna.

Fonte: Supervia
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EMTU-SP inicia a integração tarifária de Juquitiba e São Lourenço à linha 5-Lilás do Metrô


Os moradores de Juquitiba e São Lourenço da Serra contam, desde sábado (12), com integração tarifária entre as linhas 030TRO Juquitiba (Barnabés) - Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e 030VP1 Juquitiba (Centro) - Itapecerica da Serra (Valo Velho), via São Lourenço da Serra (Centro) e as linhas intermunicipais que têm como destino o Terminal Capão Redondo.

Com essa integração, os usuários vão economizar R$ 0,20 tanto na ida a São Paulo como na volta para Juquitiba e São Lourenço da Serra, além de acessar gratuitamente o transporte sobre trilhos do Metrô por meio do Terminal. Os usuários poderão acessar gratuitamente a Estação Capão Redondo, na Linha 5-Lilás do Metrô, que oferece integração tarifária com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, por meio da Estação Santo Amaro.

Os usuários das linhas 030TRO e 030VP1 terão integração com as linhas apresentadas abaixo:

001TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) - São Paulo (Metrô Capão Redondo)

002TRO Embu (Engenho Velho) - São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (João Mandu)

339TRO Itapecerica da Serra (Potuvera) - São Paulo (Metrô Capão Redondo), via Itapecerica da Serra (Jardim Cinira)

340TRO Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos) - São Paulo (Metrô Capão Redondo)

451TRO Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor) - São Paulo (Metrô Capão Redondo)

Para obter o desconto, o usuário deve embarcar em uma das linhas relacionadas na tabela, no ponto da Rodovia Armando Salles (Estrada de Itapecerica) na região do Valo Velho. A tarifa de R$ 4,80 deverá ser paga da seguinte maneira:

Sentido Terminal Capão Redondo

Pagamento de tarifa na linha 030TRO / 030VP1 (R$ 2,45), com transferência para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451, no período de 150 minutos com pagamento de complemento de tarifa no valor de R$ 2,35, e destas realiza nova transferência, esta gratuita para o metrô.

Sentido Juquitiba

Pagamento de tarifa no metrô (R$ 2,55* ou R$ 2,65 – dependendo da linha de origem), com transferência gratuita para as linhas 001 / 002 / 339 / 340 / 451 após a validação do cartão BOM, que permitirá no período de 150 minutos a realização de transferência para a linha 030TRO, mediante pagamento de complemento de tarifa no valor de R$ 2,25.

(*) Na Linha 5-Lilás, o Bilhete Magnético Unitário de Metrô tem tarifa diferenciada de R$ 2,55.

A medida visa à ampliação da acessibilidade dos usuários, permitindo a integração dos ônibus intermunicipais da EMTU/SP, Metrô e trens da CPTM, por meio da Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô, que proporciona transferência gratuita para a Linha 9-Esmeralda, da CPTM.

Fonte: Metrô SP
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Metrô Recife realiza pesquisa com os usuários


Buscando descobrir as atuais necessidades dos seus usuários, a CBTU-METROREC deu início no dia 7 de junho a uma pesquisa que se estenderá até o dia 11. As pessoas que utilizam o metrô poderão ser abordadas em todas as estações das 5h às 23h, horário de funcionamento do transporte. Todos os anos a pesquisa é organizada pela Coordenadoria Operacional de Pesquisa e Integração da CBTU-METROREC. O resultado está previsto para o início de julho, e em agosto está agendada uma nova pesquisa que vai descobrir a Origem e o Destino da maioria dos usuários.
Através dos questionários de hábitos de consumo e avaliação dos serviços e satisfação dos usuários do metrô, a instituição pretende conhecer o perfil dos usuários, o motivo pelo qual ele utiliza o trem, se eles utilizam o Sistema Estrutural Integrado do Recife (SEI), e saber como seria o uso de um bicicletário nas estações. “Este é um dos focos que queremos, saber se a integração poderia ser feita com bicicletas, também”, aponta o coordenador da pesquisa, João José dos Santos. “É uma oportunidade para que nossos usuários avaliem os serviços prestados, o atendimento dos funcionários, entre outras coisas que o chamem a atenção” complementou.
Foram capacitados 45 entrevistadores e a estimativa é que se tenha uma amostra de 2.700 pessoas. A pesquisadora, Greyce Carla, afirma que até então ela pôde observar ,nos seus entrevistados, que a maioria é assalariada, utilizam a integração e aprovam a climatização dos trens. “Destes com quem falei, grande parte usam o metrô para ir ao trabalho”, relata. O entrevistado, Wilson Pires, achou a iniciativa da CBTU-METROREC muito boa. “É importante que essa instituição queira sempre progredir”, afirma.

Fonte: Metrorec
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Novas Linhas Metropolitanas Integradas ao Metrô-BH


28 linhas metropolitanas foram integradas ao Metrô, em maio. Juntas, as novas linhas beneficiam uma população estimada em mais de oito mil pessoas, moradores de quatro municípios da RMBH: Ribeirão das Neves (distritos de Justinópolis e Inácia de Carvalho), Santa Luzia, Vespasiano e São José da Lapa. A nova frota circulante no Terminal de Vilarinho chega a mais de 70 ônibus, gerando uma ampliação na oferta de transporte integrado em mais de 500 viagens/dia útil. No total, serão mais de 13 mil viagens/mês. O aumento no número de linhas integradas ao Metrô chega a 19%, totalizando 173 linhas metropolitanas integradas ao sistema.

Na solenidade de integração das novas linhas, o Governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia referiu-se a CBTU-METRÔ BH como parceiro fundamental para o avanço da integração. “Todos nós queremos que o nosso metrô avance e, esse é um passo importante para demonstrar que um Metrô forte é o metrô que queremos. Um Metrô que avance, positivamente, e em articulação com os nossos sistemas de Ônibus Metropolitano e municipal”, justificou.

O assessor da superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte, Adão Guimarães, destacou que “a integração consolida o projeto do Metrô na região de Vilarinho, dando continuidade a sua proposta original de atuar como um sistema troncal, promovendo a integração com o sistema ônibus de toda a Região de Venda Nova e agregando ganhos naturais que proporcionam conforto, rapidez e redução de custos”, enumera.

Fonte: Metrô BH
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Sorocaba: Usuário do transporte coletivo pode garantir passe e crédito ao valor atual até sexta


Os usuários poderão adquirir seus passes e créditos aos preços atuais até a próxima sexta-feira, dia 18, já que a nova tarifa do transporte coletivo passará a vigorar no sábado, dia 19. Os créditos adquiridos até essa data terão validade por 180 dias.

Em razão do reajuste da planilha de custos operacionais do transporte coletivo urbano, com base no aumento salarial e de benefícios concedidos à respectiva categoria profissional e, ainda, na reposição da variação de preços de insumos o poder público se obriga a reajustar a tarifa do transporte coletivo.

A Urbes volta a informar que o vale transporte passará de R$ 2,60 para R$ 2,70. O passe social, de R$ 2,50, vai para R$ 2,65. E o passe estudante subirá de R$ 1,40 para R$ 1,45.

Fonte: Urbes
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Número de assaltos a ônibus diminuem em Campo Grande


O número de assaltos a ônibus no mês de maio teve sensível redução se comparado com os casos registrados em abril: de 86 para 31 ocorrências. A queda se deu em virtude da ação da polícia no interior dos ônibus, o que levou para a cadeia alguns criminosos e para unidades de internação delinqüentes menores de idade. As câmeras de segurança também auxiliaram as autoridades a tirar bandidos de circulação.

As informações constam de levantamento realizado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Assetur) junto às cinco concessionárias que operam o sistema em Campo Grande.Para João Rezende Filho, diretor da Assetur, apesar de ter ocorrido ligeira redução em maio numa comparação com o mês de abril, os números são ainda preocupantes. “O ideal seria o índice zero, mas é bastante animadora a redução verificada, conseqüência das operações realizadas pelas polícias civil e militar nas últimas semanas”, ressaltou.

Ele concorda com o fato de que a polícia enfrenta dificuldades para combater os criminosos em função do “oportunismo” por parte dos assaltantes. “Como os bandidos agem apenas quando encontram condições favoráveis, fica difícil prever quando ocorrerão as ações. No entanto, por meio do policiamento preventivo nos interior dos veículos os assaltos vêm sendo evitados, o que é bastante positivo”, destacou.

João Rezende aposta na continuidade das operações realizadas pela polícia. “Não dá parar essas ações, pois se isso ocorrer com certeza os criminosos voltarão a atacar com maior intensidade ainda”, disse ele.

A estratégia da polícia é a de manter nos ônibus policiais à paisana. Criminosos foram presos em flagrante em pelo menos três ocasiões. Alguns deles chegavam a assaltar até três ônibus em uma mesma semana, segundo apurou a polícia.

A instalação de câmeras de segurança na maioria da frota que é composta por 545 ônibus é outra iniciativa das concessionárias que ajuda a coibir a ação dos assaltantes. As imagens gravadas são repassadas à polícia, que já efetuou a prisão de diversos bandidos responsáveis por ataques aos coletivos.

Fonte: Assetur
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Campinas: EMDEC realiza esquema especial para jogos do Brasil na Copa


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) vai realizar um esquema especial de transporte durante os jogos da Seleção Brasileira, na Copa 2010 da África do Sul.
Para a estreia do Brasil contra a Coreia do Norte, na terça-feira, dia 15 de junho, às 15h30, a EMDEC vai antecipar o horário de pico da tarde, que passará das 16 horas para as 12 horas. Com isto, 100% da frota estará em circulação no horário de almoço, quando, em dias normais, 60% da frota estaria em atividade. Isto representa cerca de 450 veículos a mais, em circulação no horário. Além disto, 40 ônibus reservas estarão posicionados estrategicamente nos terminais, caso haja necessidade.
Para a segunda partida do Brasil, no domingo, dia 20, às 15h30, contra a Costa do Marfim, não haverá mudança na operação do transporte.
Já para o último confronto da Seleção Brasileira na primeira fase, no dia 25 de junho, sexta-feira, às 11 horas, contra Portugal, 20 ônibus reservas estarão nos terminais, para serem utilizados pelos Agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC em qualquer eventualidade.
Atualmente, a frota do InterCamp possui 1.232 veículos. Deste total, 883 veículos novos foram incorporados ao Sistema, a partir de 2006. O que representa uma renovação de 72% da frota. Além disto, 280 veículos são acessíveis (23% da frota).

Fonte: EMDEC
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Vitória terá operação especial na estreia do Brasil na Copa do Mundo


A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e as empresas do Sistema Transcol prepararam uma operação especial para esta terça-feira (15), quando a Seleção Brasileira de Futebol fará o jogo de estreia na Copa do Mundo 2010.

O horário de pico correspondente à saída dos trabalhadores, que geralmente acontece entre as 16h30 e 19 horas e significa 100% da frota em circulação, será iniciado às 12h30 e encerrado às 15 horas. Isso porque as empresas, repartições públicas, construção civil e demais organizações vão liberar seus funcionários mais cedo, por volta do horário do almoço, uma vez que o Brasil entra em campo às 15h30.

Após as 15 horas, circulará aproximadamente 60% da frota do Sistema Transcol, o que corresponde à quantidade de ônibus em operação no horário entre picos dos dias úteis, que vai 8 horas às 16h30. “No dia do jogo, teremos uma inversão de pico e entre pico.

Depois do meio dia e meia, teremos 100% da frota nas ruas, ou seja, 1.500 ônibus, para atender a demanda de retorno do trabalho. E mais tarde, como o horário de pico já terá passado, manteremos aproximadamente 900 veículos, quantidade que normalmente circula ao meio dia”, explicou a diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Portanto, durante e depois do jogo, que acontece entre as 15h30 e as 17h30, os intervalos entre as viagens das linhas serão os mesmos intervalos praticados na hora do almoço, nos dias comuns.

A programação foi baseada no monitoramento da demanda nos dias em que a Seleção Brasileira jogou na Copa da Alemanha, em 2006. Os jogos aconteceram às 16 horas, horário próximo ao do jogo desta terça-feira (15), e técnicos da Ceturb-GV analisaram o carregamento das linhas de ônibus nas diferentes faixas horárias.

As análises realizadas não identificaram necessidade de alterar a operação no domingo (20), quando acontece o segundo jogo do Brasil. Caso seja preciso, viagens extras podem ser realizadas com frota reserva nos terminais. A companhia ainda definirá a operação da sexta-feira (25), dia do jogo que encerra a participação brasileira na primeira fase, de acordo com os horários de expediente do comércio, indústria e repartições públicas.

Reforço de 80 ônibus nos terminais de integração

Quem assistir ao jogo fora de casa e depois precisar voltar de ônibus, contará com frota extra. Entre as 17h30 e as 19h30, 80 ônibus de reforço ficarão estrategicamente distribuídos nos dez terminais de integração (Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina, na Serra, Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica, em Vila Velha).

Os veículos serão utilizados para cumprimento de viagens extras, reforçando linhas que apresentarem acréscimo de demanda. Equipes volantes da Ceturb-GV circularão pela Grande Vitória, monitorando os pontos de ônibus das vias de maior movimento e a frota de reforço será acionada de acordo com a necessidade.

Fonte: Ceturb-GV
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DF: Rodoviários decidem garantir a volta pra casa da população


O sindicato dos rodoviários decidiram garantir a volta pra casa da população de Brasília. Porém, os motoristas da Viplan continuam a manifestação na Rodoviária de Brasília onde os não permitem o embarque e estão estacionando os veículos próximo ao Touring. O sindicato continua reunido e deve se pronunciar oficialmente durante a noite desta segunda-feira (14).

Mais cedo, a categoria não aderiu a opção de rodar com a catraca liberada. Segundo informações do sindicato dos rodoviários, antes de sair da garagem, os empresários apresentaram aos seus funcionários um termo de compromisso, declarando ciência de responsabilidade sobre eventuais prejuízos. A maioria dos motoristas não assinou o termo. Na garagem da Viplan, representantes do sindicato chegaram a rasgar dois desses documentos, os únicos que foram assinados.

Além disso, nas garagens, oficiais de Justiça garantiam o cumprimento da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da última quinta-feira (10/6), que obriga 60% da frota nas ruas.

Os rodoviários pedem reajuste de 20% e a renovação do acordo coletivo da categoria.

Fonte: Clicabrasília
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São Paulo: Obras no Terminal Sacomã alteram itinerários de ônibus na zona sul


Em virtude da continuação das obras de recuperação do pavimento rígido do piso térreo do Terminal Sacomã, das 22h do dia 11 de junho às 4h do dia 14 de junho e das 4h do dia 14 de junho às 4h do dia 21 de junho, a SPTrans informa alteração no itinerário de linhas de ônibus que circulam no terminal.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
  • Linhas e plataformas:Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal
5021-10 Água Funda - Terminal Sacomã
5033-10 Vila Brasilina - Terminal Sacomã
5036-10 Jd. Celeste - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5101-10 Terminal Sacomã - Terminal Pq. D. Pedro II
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
5102-10 Terminal Sacomã - Terminal Amaral Gurgel
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
5107-10 Terminal Sacomã - Terminal Correio
513L-10 Terminal Sacomã - Penha
5705-10 Terminal Sacomã - Metrô Vergueiro
571T-10 Terminal Sacomã - Terminal Rod. Tietê
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
5103-10 Terminal Sacomã - Moema
5103-21 Terminal Sacomã - Metrô Santa Cruz
Sentido Único: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 04h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5029-10 Jd. Patente - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
5030-10 Jd. Maria Estela - Terminal Sacomã
5034-10 Vl. Livieiro - Terminal Sacomã
5038-10 Pq. Bristol - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5034-31 Terminal Sacomã - Vl. Livieiro
Sentido Único: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
Ida: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal.
5020-10 Hospital Heliópolis - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Com. Taylor, Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5032-10 Vila Arapua - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
514T-10 Terminal Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 4h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5031-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
5031-21 Vl. Conde do Pinhal - Terminal Sacomã
5035-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
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Porto Alegre: Parada de ônibus onde jovem morreu em abril ganha novo nome


Quase dois meses depois da morte Valtair Jardim de Oliveira, 21 anos, vítima de uma descarga elétrica em uma parada de ônibus da Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, a família do jovem recebeu hoje à tarde uma homenagem. O local da tragédia de 13 de abril ganhou uma placa em memória do estudante e mudou de nome para "Estação Vavá", que era como Valtair era carinhosamente chamado por amigos e parentes.

O que eu queria mesmo era ter meu filho comigo. Mas já que Deus o levou, agradeço por terem atendido ao meu pedido. Nada vai trazer meu filho de volta, mas essa é uma homenagem que a nossa família está recebendo. Se não fosse a união da minha família, com certeza, não estaria em pé agora — disse a mãe de Valtair, Eva Jardim, 60 anos, que participou do ato nesta tarde.

A prima do jovem Luciane Jardim Pereira, 33 anos, explica que a família ainda espera pelo resultado do inquérito policial que apontará os responsáveis pelo choque que matou o estudante. — Tudo está se encaminhando dentro da lei. Nós não vamos deixar o caso parar. As despesas que tivemos, de R$ 5,8 mil, já foram pagas pela prefeitura. A questão da indenização está com os nossos advogados — explica ela.

— É uma homenagem para que a memória dele não seja esquecida. Não era dessa maneira que a gente queria que ele fosse lembrado. Foi uma perda de uma maneira tão trágica — lamenta Luciane. A sindicância realizada pela prefeitura sobre o caso deve ser concluída até o final deste mês, segundo informações da assessoria de imprensa.

O delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP de Porto Alegre, trata o caso como homicídio culposo e diz que o inquérito deve ser concluído nos próximos dias. Segundo ele, falta apenas o resultado do laudo da perícia. A Polícia já ouviu 30 pessoas na investigação.


Relembre o caso Valtair


Fonte: Zero Hora
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DF: Rodoviários temem demissão por Catraca Livre


A promessa de que os ônibus circulem com catracas livres nesta segunda-feira (14/6) pode estar comprometida. Os rodoviários estão divididos quanto a seguir ou não a decisão, tomada ontem em assembleia. Eles temem ser demitidos caso permitam que os passageiros embarquem sem pagar passagens, já que isso configuraria carona e poderia lhes render uma demissão por justa causa.

Essa era a realidade no terminal rodoviário de Samambaia Norte, desde cedo. Por volta de 6h, apenas três ônibus haviam deixado o local. No entanto, esses veículos estão cobrando passagens normalmente. O restante dos motoristas e cobradores de veículos que partem do local ainda não haviam decidido o que fazer neste mesmo horário. Mais tarde, porém, representantes do sindicato chegaram ao local e pressionaram os funcionários a deixar a garagem. Além de temerem o desemprego caso sigam a decisão acordada entre a categoria e o Sindicato dos Rodoviários, os funcionários de empresas de ônibus estão apreensivos quanto à possibilidade de terem os ônibus apedrejados se não saírem dos terminais, ou circularem de forma normal, cobrando as passagens.

No P Norte, a situação também é de incerteza. Logo no início da manhã, por volta de 5h30, a maioria dos rodoviários seguia a decisão da assembleia e permitia que os passageiros embarcassem pela parte de trás dos veículos. No entanto, por volta de 6h, alguns dos funcionários cobravam passagens dos usuários do transporte. Além disso, alguns ônibus sequer chegaram ao terminal, o que provoca filas e espera.

O mesmo ocorre em Sobradinho, onde parte dos motoristas e cobradores também não resolveu se vai circular conforme decisão tomada na assembleia de ontem. No entanto, como há representantes do sindicato da categoria na rodoviária da cidade, a maioria dos rodoviários permite que os passageiros que embarcam no local entrem sem pagar passagens, mas garantem que, nas paradas de ônibus, irão cobrar as tarifas.

Em Planaltina, a maioria dos rodoviários opta por circular normalmente. Como a maioria dos passageiros desconhece a decisão de circular com catraca livre, não há confusão no terminal da cidade. Nas paradas de ônibus, entre Planaltina e Sobradinho, todos os usuários do transporte pagam passagens.

A empresa Valmir Amaral entrega a seus funcionários um termo para que eles assinem e confirmem estar cientes que o transporte de passageiros deve ocorrer de maneira usual, ou seja, com a cobrança de passagens. No entanto, a maioria dos motoristas e cobradores da empresa em Sobradinho não assinaram o documento. A Viplan também tenta intimidar os motoristas obrigando-os a assinar um termo em que se comprometem a cobrar as passagens. A empresa também aumentou em 50% o efetivo de fiscais no terminal de Samambaia Sul. Por isso, muitos funcionários desobedecem a determinação do sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, a medida tomada pela empresa acima é a mesma tentada por outros empresários. Para ele, é mais um artifício que eles usam para impedir a manifestação da categoria. Segundo o representante, os rodoviários estão em campanha salarial e o processo envolve causar um prejuízo às empresas de ônibus como forma de pressioná-las a atender às reivindicações da categoria. Osório destaca ainda que a demissão é um risco que a categoria corre em qualquer tipo de manifestação feita.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal destaca que os motoristas podem circular com a catraca liberada. No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários podem ser responsabilizados por isso, inclusive judicialmente. De acordo com o sindicato dos patrões, ainda não se fala em demissão, mas em responsabilização.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Semana começa com indefinição quanto à greve de ônibus


Ontem, grevistas deram uma "trégua", mas medida teve pequeno efeito porque poucos usuários sabiam

Os passageiros do transporte coletivo da Capital começam mais uma semana em clima de incerteza quanto ao fim da greve dos motoristas de ônibus, que completa sete dias. Enquanto isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) faz, a partir das 16 horas de hoje, nova assembleia com a categoria.

Ontem, até o início da noite, o despacho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), divulgado no sábado - e que amplia o horário de pico de 6h30 às 8 horas para de 5 às 9h; e de 17h às 18h para 17h às 21h - não havia sido entregue aos representantes do Sintro. O despacho determina, ainda, que o funcionamento de 70% da frota aconteça por empresa e linhas de ônibus. Porém, só entra em vigor quando as partes forem comunicadas oficialmente.

A greve permanece sem tempo determinado para acabar, já que o movimento segue dentro dos trâmites estabelecidos pela Lei de Greve, como analisa Harley Ximenes, presidente a Comissão de Direito Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Ceará (OAB-CE). "É preciso que haja bom senso das partes", orienta.

Desgaste

Muitas vezes, pondera, a classe patronal cria impasses e joga a população contra os trabalhadores. Porém, chama a atenção para o desgaste de um movimento muito longo, sendo necessária, muitas vezes, a busca de outros meios de negociação.

Conforme informações do Tribunal Regional do Trabalho, desde a tarde de sábado que um oficial de Justiça foi designado para entregar o despacho aos sindicatos, sem conseguir encontrar os representantes do Sintro, que mantiveram os telefones desligados.

Ontem pela manhã, o Diário do Nordeste esteve na sede do Sintro, que permaneceu fechada. À noite, o advogado da entidade, Fernando Castelo Branco, disse que apenas hoje pela manhã o sindicato volta a funcionar normalmente "e, então, receberá o despacho".

Já o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) recebeu o despacho do TRT no sábado à tarde mesmo. As medidas do Tribunal foram bem aceitas pelos dirigentes do Sindiônibus.

Fonte: Diário do Nordeste
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Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira


O prefeito Eduardo Paes garantiu ontem que a licitação das linhas de ônibus será concluída até agosto — prazo para também implantar o Bilhete Único. Paes afirmou que o edital sai no Diário Oficial de terça-feira. O anúncio já havia sido adiado duas vezes, porque faltava fazer ajustes em alguns itens. As empresas que vencerem a concorrência vão ganhar concessões de 20 anos.

No entanto, a regulamentação do setor deve pesar no bolso do passageiro. A expectativa é de que o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passe de R$ 2,35 para R$ 2,40.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vão vencer a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico para aprimorar o sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

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Recife: Frota de ônibus aumentará nos dias de jogos do Brasil


Os usuários de ônibus terão que ter muita atenção nos dias dos jogos do Brasil, principalmente aqueles que trabalham no Centro do Recife e precisam se deslocar para o subúrbio. Isso porque o Grande Recife Consócio de Transporte, em acordo com as 18 empresas de ônibus que operam na RMR, vai mudar o envio da frota máxima de ônibus nas ruas, das 18h, como acontece normalmente, para as 14h. A alteração vai acontecer no dia do jogo entre Brasil e Coreia do Norte marcado para uma terça-feira, dia 15 de junho. A partida entre Brasil e Costa do Marfim, que será realizada no dia 20 de junho, um domingo, segundo o Grande Recife não haverá alteração por não ser realizada em dia útil.
Já no jogo entre Brasil e Portugal, o esquema será semelhante ao da primeira partida da Seleção Canarinho. Para atender a demanda nos dois jogos, 25% das linhas de ônibus que operam no sistema serão reforçadas. O usuário contará com um aumento de 160 viagens. Porém, devido ao pouco movimento de pessoas nas ruas no momento em que acontecem as partidas, o Grande Recife Consócio Metropolitano decidiu reduzir a frota no período.

Fonte: Folha de Pernambuco
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Rio aposta em virada no Transporte Público com Copa e Olimpíada


Há 50 anos tentando superar a mudança da capital para Brasília, o Rio de Janeiro tem agora na agenda dois compromissos que prometem corrigir a rota de decadência que marcou a vida recente da cidade. Em apenas dois anos, todas as atenções se voltarão para o Rio, nos dois maiores eventos esportivos do planeta.
A Copa de 2014, que deverá ter o Rio como palco principal, e a Olimpíada de 2016 prometem o renascimento da cidade. Se as estimativas de investimentos nos dois eventos giram em torno de R$ 130 bilhões, pelo menos R$ 30 bilhões serão aplicados no Rio.
Para abrigar atletas, turistas e os olhos do mundo, o Rio tem pouco tempo para superar velhos dramas, como a realidade armada das favelas, o transporte desorganizado, a degradação do meio ambiente e a desordem urbana. O ataque já começou, e poderá determinar não apenas o sucesso dos jogos, mas a geração de empregos e qualidade de vida.
Estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam a geração de 3 milhões de empregos no País com os dois eventos, sendo 1 milhão no setor de serviços, como o turismo. No Rio, a expectativa é de 120 mil vagas até 2016.
Ainda sem conseguir alterar as deficiências crônicas da Polícia Militar, o governo estadual já tem resultados com a ocupação permanente de favelas. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão 15 até o fim do ano. Uma gota no oceano de dezenas de comunidades dominadas por traficantes, mas uma visão promissora do que pode ser feito pela segurança até os eventos.
Junto com a polícia, obras de urbanização do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) estão em curso nas maiores favelas, como Rocinha e Manguinhos. Envolvem construção de casas, ruas, saneamento e soluções de mobilidade, como um elevador do Cantagalo ao metrô de Ipanema, na zona sul, ou um teleférico que interliga as favelas do Complexo do Alemão, na zona norte. No entanto, as mais de cem mortes na tragédia das chuvas de abril mostraram que quase tudo ainda está por fazer.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) acredita que, até a Olimpíada, o Rio será outro. No plano estratégico para 2012, estão promessas como a recuperação de 300 quilômetros de vias, 50 mil casas populares e a redução de 3,5% das áreas favelizadas. Até agora, a prefeitura tem sido apenas usina incansável de planos, como a revitalização da zona portuária, com museu, teleférico e instalações para a Olimpíada, ou a transformação da Av. Rio Branco num parque urbano.
Há projetos como uma linha até a Barra da Tijuca para se somar às duas limitadas linhas de metrô da cidade e corredores expressos de ônibus biarticulados para superar a deficiência crônica de um cartel que controla linhas desorganizadas. Outro desafio é modernizar o sucateado sistema de trens urbanos.
O tamanho do desafio para uma cidade que saiu dos Jogos Pan-Americanos de 2007 sem resolver nenhum desses problemas deixa dúvidas, mas os benefícios ainda maiores que a Copa e a Olimpíada podem trazer podem fazer a diferença agora.
Um estudo do banco britânico Barclays estimou, por exemplo, que as exportações podem crescer 30% após os eventos se o País aproveitar a oportunidade para se vender ao mundo. Poucos países têm a chance de sediar Copa e Olimpíada em sequência.
Mais do que apoteoses do universo do esporte, Copas e Olimpíadas estão cada vez mais ligadas à economia. Não só pelo efeito multiplicador de investimentos, mas pela carga simbólica que têm dado ao renascimento econômico de países e cidades. 

Fonte: O Estadão
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Trânsito de SP terá esquema de feriado na estreia do Brasil na Copa


Pelos cálculos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da PM (Polícia Militar), sofrer com os jogos da seleção brasileira na África do Sul vai requerer um certo planejamento. Principalmente para quem precisa se deslocar pela cidade antes e depois das partidas.
Na terça-feira (15), no confronto contra os norte-coreanos, os horários de pico do trânsito da cidade vão mudar, estima a prefeitura. A CET recomenda que o motorista evite principalmente os grandes corredores entre 13h30 e 15h30, ou seja, nas duas horas antes da estreia da seleção.
A companhia vai aumentar em 30% o seu efetivo. Serão 500 agentes em campo, espalhados por pontos estratégicos e em áreas movimentadas. O sistema de Zona Azul, diz o órgão, vai funcionar normalmente.
Depois do jogo, além do trânsito, o problema pode ser o bafômetro. A PM anunciou que vai aumentar o número de blitz de lei seca na cidade. Principalmente em bairros com grande concentração de bares e restaurantes, como a Vila Madalena.
Quem deixar o carro em casa poderá usufruir da operação com frota máxima feito nos trens e linhas de metrô da cidade, diz o governo.

Fonte: FOLHA ONLINE
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Rio Branco: Ameaça de nova greve de ônibus


A terceira reunião entre empresários do transporte e trabalhadores, intermediada pela prefeitura de Rio Branco, terminou sem acordo no final da tarde de ontem. Motoristas e cobradores podem retomar o movimento de greve a partir de quarta-feira.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas (Sinttpac), Clodoaldo Cristiano, o impasse é o percentual do reajuste a ser oferecido para os empregados. Os motoristas e cobradores estão pedindo 5,5% e mais 2% em forma de abono até setembro. Os empresários ofereceram 6% e uma elevação ainda maior após a reanálise do valor da tarifa.

“A categoria está ofendida pela forma que vem sendo tratada, pois não queremos vincular nosso aumento ao reajuste da tarifa. Queremos a reposição de nossa remuneração, por isso poderemos retomar o movimento de greve”, disse Clodoaldo.

O secretário municipal de Articulação, Márcio Batista, o principal intermediador, disse que até quarta-feira patrões e empregados poderão se encontrar novamente para discutir uma nova proposta.“Ainda existem possibilidades de negociações, o que vamos aproveitar”, finalizou o secretário.

Fonte: A TRIBUNA
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Engenheiro Passos tem novo itinerário de ônibus pelo Acesso Oeste


O superintendente de Transporte e Trânsito do município, Roque Cerqueira, confirmou ontem a inclusão de mais um itinerário em quatro horários do ônibus da Transportes Urbanos São Miguel, concessionária que opera o sistema de transporte coletivo da cidade, atendendo passageiros do distrito de Engenheiro Passos, localizado aproximadamente a 37 quilômetros da zona urbana do município. A notícia havia sido antecipada pelo prefeito José Rechuan (DEM) durante uma reunião realizada no distrito, há cerca de duas semanas.

Segundo Roque Cerqueira, os dois ônibus que sair do distrito às 7, 9 horas, 12h20min e 17h10min passará pelo Acesso Oeste, trafegando em seguida nos bairros Jardim Primavera, Toyota, Cidade Alegria e Manejo, de onde seguirá para o Terminal Rodoviário 2 -localizado na Praça da Concórdia, em frente à agência dos Correios, no Centro da cidade, pela Rua do Rosário e a Avenida Gustavo Jardim.

A viagem de volta a Engenheiro Passos será feita pela Via Dutra, desde o Rodoshopping Graal. “Com isso, os usuários do sistema de transporte coletivo residentes em Engenheiro Passos vão ter duas opções de trajeto nesses horários”, disse o superintendente, informando que a utilização do novo trajeto pelo Acesso Oeste será feita em caráter experimental. Ele explicou que durante a reunião que ocorreu no distrito de Engenheiro Passos no mês passado, com a presença do prefeito José Rechuan, os moradores manifestaram um posicionamento favorável à criação do novo itinerário. “O outro coletivo que partir do distrito nesses mesmos quatro horários vai se dirigir ao Centro da cidade diretamente pela Via Dutra, entrando em Campos Elíseos por meio do viaduto em frente ao Rodoshopping Graal”, explicou.

Outra mudança com relação aos ônibus urbanos é a implantação de mais um horário do coletivo responsável pelo atendimento aos moradores residentes no Residencial Monet, na entrada da cidade. “A medida também entra em vigor neste sábado (hoje): todos os dias, partirá um ônibus da comunidade às 7h40m em direção ao Terminal Rodoviário do Centro”, finalizou.

Fonte: A Voz da Cidade
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Em Bauru, ônibus terão desconto nos horários fora de pico


Uma das mudanças para as novas tarifas do transporte coletivo de Bauru, que começam a valer hoje, é o desconto de 10% - com exceção das categorias que possuem benefícios, para quem trocar o uso do ônibus nos horários de pico pelos alternativos: das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30 em dias úteis, de segunda-feira a sábado.

Essas tarifas deverão ser pagas com cartões cadastrados de usuários comuns ou vale-transporte. Nesses horários, os custos serão de R$ 1,89 (básica) e R$ 2,34 (integrada). O bônus não é aplicado aos cartões escolares, já beneficiados com desconto específico.

O aumento da tarifa do transporte coletivo em Bauru passou a valer neste sábado. A tarifabásica, paga com cartão, passará de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a integrada (só viabilizada com cartão) de R$ 2,46 para R$ 2,60. Para o usuário que preferir pagar em dinheiro dentro do coletivo, a passagem será de R$ 2,25 - a tarifa atual é de R$ 2,15.

Estudantes

O decreto lei 11.241 de 12 de maio de 2010, que foi aprovado pelo prefeito Rodrigo Agostinho e publicado no Diário Oficial de Bauru, estende o benefício da tarifa escolar para estudantes, cujo limite atual é de 18 anos, para até 25 anos. Para estes, a tarifa escolar passará a ser de R$ 1,58, e a escolar integrada de R$ 1,95 a partir de hoje.

Para divulgar os benefícios à população bauruense, a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb), que reúne as empresas Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites, já disponibilizou “in doors”, que são cartazes internos adesivados na janela traseira dos transportes coletivos, com as informações sobre alguns dos benefícios.

Além disso, a empresa divulgou em nota que também distribuiu folhetos aos usuários para frisar todas as mudanças implementadas.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru
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