Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Zona Sul e Zona Leste de São Paulo brigam por investimentos em transporte público

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A realização de jogos do Mundial de 2014 em São Paulo virou um quebra-cabeças cada vez mais difícil de montar. A cidade segue sendo a única entre as sedes que não tem definido um plano de ação para o evento. Embora tudo indique que o anunciado novo estádio do Corinthians será o palco dos jogos na capital, as indefinições que cercam o início do projeto começam a inquietar quem acreditava que esse assunto estivesse resolvido.

O lançamento do edital para construção da Linha Ouro do Metrô, que ligará a estação São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e à Linha Azul, Norte-Sul, até 2013, é um elemento a mais a lançar dúvidas se essa disputa está de fato ganha pelo Corinthians ou se ainda há possibilidade de o São Paulo virar o jogo.

Afinal, a construção da nova linha revela que o governo estadual não abriu mão de seu projeto original de melhorias na cidade. Ele foca a Zona Sul, onde está localizado o estádio do Morumbi – que foi descartado pela Fifa para o Mundial –, e não a Zona Leste, onde será erguida a Arena Corinthians. E era parte do pacote de argumentos apresentado à Fifa em favor do Morumbi.

A justificativa do governo é que a ligação do Aeroporto de Congonhas à malha metroviária e à Linha Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já fazia parte do plano de expansão e de integração do transporte público. Seria feita com ou sem Mundial em São Paulo. Ela terá um total de 18 estações e 21,5 quilômetros de vias elevadas, pelas quais correrão 28 trens do tipo monotrilho transportando cerca de 230 mil passageiros por dia.

O nome da construtora responsável pela construção da Linha Ouro será conhecido no dia 18 de novembro, quando serão abertos os envelopes contendo as propostas das concorrentes. A obra será iniciada tão logo seja conhecido o vencedor.

Enquanto a Zona Sul aumenta as suas credenciais para vencer as resistências da Fifa e ainda atrair o Mundial, a Zona Leste corre contra o tempo para angariar apoio e seduzir o poder público a investir na melhoria de sua infraestrutura. Ainda dá tempo de fazê-lo. Resta saber se existe vontade política para isso.

Fonte: De olho em 2014

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960