Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura de Araucária modernizará o sistema de transporte coletivo

sábado, 11 de dezembro de 2010

A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) apresentou as propostas de mudanças no sistema de transporte de Araucária que serão implementadas a partir do dia 22 de janeiro. No anfiteatro do Paço Municipal, representantes de comunidades assistiram à apresentação do projeto de readequação das linhas de transporte coletivo, que foi desenvolvido por uma equipe de técnicos da CMTC ao longo deste ano com o objetivo de modernizar esse serviço público.

“Desde que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo foi criada em 1986, o sistema de transporte coletivo não passava por um processo de planejamento contínuo e consistente como esse que será implementado por essa gestão”, afirmou o diretor operacional da CMTC, José Luiz Desordi Lautert.

O diagnóstico dos estudos realizados apresentou uma série de pontos passíveis de melhorias, com objetivo de proporcionar aos usuários um melhor serviço de transporte público ao conciliar os critérios de agilidade e funcionalidade. As mudanças irão melhorar a distribuição dos horários, otimizar a exploração de linhas troncais e priorizar ônibus nas vias principais.

Haverá readaptação no número de linhas e de itinerários que passarão a atender a demanda existente sem que haja prejuízo para os usuários, pois a proposta é fazer melhor distribuição da frota atual e diminuir o tempo de espera. Um usuário da linha Tupy-Angélica atualmente espera, em média, 40 minutos. O novo sistema prevê um tempo de espera de apenas 25 minutos no horário de pico, representando uma redução de até 38%.

Modernização
Também foi identificado que o município conta atualmente com excesso de linhas em função de várias adequações que foram feitas sem base em estudos técnicos. Ao longo dos anos, solicitações de mudança de itinerário e adequações de horários nem sempre levaram em conta o atendimento a um número expressivo de pessoas, fato que acabou engessando o sistema.

Uma das propostas de modernização para os próximos dois anos é a implantação de dois terminais de ônibus urbanos (nas regiões norte e sul do município) e uma estação de transferência na região central da cidade, o que facilitará o trânsito das pessoas.

“Todas essas medidas visam proporcionar mais mobilidade à população ao mesmo tempo em que promove a otimização de recursos municipais, pois diminuirá o custeio do serviço e possibilitará mais investimentos para o setor”, disse José Luiz.
O prefeito Albanor Zezé Gomes reforçou sobre a importância desse projeto que será implementado, lembrando que não é estático. “Faremos monitoramento constante e adequações sempre baseada em critérios técnicos. Mas desde já podemos visualizar que todas as novas linhas terão diminuição de tempo de espera em relação ao modelo atual”, contou.
Para o esclarecimento sobre as novas linhas e itinerários que entrarão em vigor no mês de janeiro, a CMTC iniciará uma campanha de esclarecimento com a distribuição de mapas ilustrativos à população e fará reuniões nas associações de bairros. Após a implementação desse processo, a CMTC iniciará os estudos de transporte público na área rural.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960