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Investimentos em Transporte Público no Rio vão chegar a R$12,5 Bilhões nos próximos 6 anos

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira que o Rio precisa correr contra o tempo para deixar a cidade e o estado pronto para as Olimpíadas de 2016. Durante o seminário "Rio Cidade Sede - Infraestrutura, desafios e oportunidades" promovido pelo GLOBO nesta segunda-feira no Hotel Marriot, em Copacabana, o governador afirmou que o estado precisa fazer 30 anos em seis. Já o ministro das Cidades, Márcio Fortes, previu queos investimentos previstos para a realização da Copa e das Olimpíadas na cidade poderão chegar a R$ 16 bilhões.
- Temos o desafio de fazer em seis anos o equivalente a mais de 30 anos de desenvolvimento. Estamos em busca do tempo perdido, isso exige disciplina fiscal e esforço - destacou o governador.
Márcio Fortes informou que dos R$ 16 bilhões previstos, R$ 12,5 bilhões seriam destinados a transportes e R$ 3,5 bilhões a projetos de saneamento.
" Estamos discutindo parcerias, em uma relação nunca vista antes entre a União, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes "

- Tudo já está na mesa e, estar na mesa, significa vontade de fazer. Estamos discutindo parcerias, em uma relação nunca vista antes entre a União, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes - afirmou o ministro.
Fortes disse que as negociações já estão ocorrendo e que há diversos casos de parcerias e liberações de recursos que estão sendo liberados. O ministro lembrou, ainda, que na área de transportes uma das principais questões é a intermodalidade dos meios e a efetivação de melhorias no transporte:
- Não adianta ter um metrô, um trem, um ônibus ótimo se ele não for efetivo, se o intervalo entre eles for de 10 minutos. Precisamos de efetividade para convencer a população a deixar os carros em casa.
O subsecretario municipal de Transportes, Rômulo Orrico, destacou os investimentos que o Rio já vem fazendo em função dos grandes eventos dos próximos anos. Ele citou a reorganização do sistema de ônibus, em que 47 operadores foram substituídos por quatro, num recente processo de licitação de linhas, e também a adoção do bilhete único. Orrico destacou ainda o sistema de ônibus BRT que o Rio ganhará até as Olimpíadas de 2016.
- Costumo dizer que BRT são ônibus trabalhando que nem metrô, articulados, largos, com maior conforto e maior velocidade - disse o subsecretário, afirmando que o Rio terá os BRTs TransCarioca, TransOeste, TransOlímpica e Avenida Brasil.
- Essa infraestrutura nos cria um novo desafio: a melhor mobilidade. Precisamos no Rio de Janeiro de um choque de eficiência para evitar que as camadas de maior poder aquisitivo deixem o transporte público e corram para o automóvel e que as camadas de menor poder aquisitivo busquem as motocicletas - explicou.

Fonte: O Globo

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