Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeito Eduardo Paes diz que Bilhete Único já é um avanço, mas sistema de ônibus ainda precisa melhorar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Na terceira semana da implantação do Bilhete Único municipal e do início da operação dos quatro novos concessionários de transporte rodoviário urbano do Rio, o prefeito Eduardo Paes disse, na manhã desta terça-feira, em entrevista à Rádio CBN, que o sistema de ônibus do Rio já obteve avanços, mas ainda precisa melhorar. Questionado sobre a participação de antigas empresas da cidade nos quatro consórcios que ganharam a concorrência para operar por 20 anos, Paes defendeu a licitação, dizendo que agora os empresários têm contratos e regras a cumprir.
- A gente ainda não resolveu por completo o problema dos transportes. Tivemos o marco institucional da licitação e do bilhete único, mas ainda não estamos no paraíso. Temos que avançar. Eu tenho quatro concessionários. Se a composição deles é de empresas que já operavam no Rio, problema dos consórcios. Antes eram 60 empresas que funcionavam sem contrato. Não tinha direitos e obrigações. O processo licitatório foi aberto. É obvio que uma empresa que já tem garagem e ônibus na cidade tem vantagem sobre empresas de São Paulo - disse Paes, numa referência às empresas paulistas que saíram derrotadas da concorrência.
Paes voltou a dizer que o sucesso do novo sistema de ônibus e do Bilhete Único municipal dependerá não só dos operadores e da fiscalização, mas de uma mudança de comportamento dos usuários, que terão que fazer mais baldeações. Ele defendeu a modelagem da concorrência, dizendo que o Rio, diferentemente de São Paulo, optou por não pedir valor de outorga pela concessão, usando esses recursos na negociação do valor final do Bilhete Único.

- Ao invés de pedir outorga, transferimos esses valores para a passagem. São Paulo tem outorga e subsídio. Aqui não tem subsídio. Compete a prefeitura fiscalizar e a imprensa cobrar (o bom funcionamento do sistema). Os consórcios que não cumprirem (as regras) terão sanções. A relação institucional mudou. Não tem mais o favorzinho de colocar uma linha aqui ou ali. Agora temos regras. Mas esperar que tudo mude do dia para noite não dá. Tem uma mudança de cultura. No dia que abrimos o bilhete único, fui abordado por uma moça que falou que o ônibus que atendia o Alto da Boavista e passava pelo Barra Shopping demorava muito. Agora ela pode fazer baldeação usando o bilhete.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960