Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Caos no transporte coletivo chega a Câmara de Ribeirão Preto

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O caos no transporte coletivo de Ribeirão Preto acompanha a vida da população diariamente. Com a passagem sendo cobrada a R$ 2,40, a população cobra por serviços melhores, como por exemplo, a sinalização dos itinerários das linhas oferecidas. Muitos moradores ficam perdidos na hora de pegar um ônibus por não saber por quais ruas o mesmo irá passar. 
A situação fica ainda mais grave quando lembramos que Ribeirão Preto é uma cidade universitária e recebe milhares de pessoas de outros lugares. A maioria se confunde com a falta de informação nos pontos de ônibus do município. É o caso do estudante de jornalismo Vinicius de Arruda, morador da cidade de Salles de Oliveira. “Eu trabalho e estudo em Ribeirão Preto. Quando saio da minha cidade geralmente já me informo, seja pela internet ou pelo telefone. Acredito que a Transerp deveria implantar um guichê dentro da rodoviária para a população tirar dúvidas, distribuir panfletos, qualquer serviço que auxilie o povo”, reivindica o estudante.
 
O tema chegou até a Câmara Municipal e foi discutido nesta terça-feira (21), em sessão ordinária realizada pelos vereadores. De autoria do vereador Alessandro Maraca (PSDB), substituto de Silvana Resende, o projeto de lei que determina que as empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade disponibilizem placas indicativas sobre o itinerário das linhas oferecidas foi aprovado. De acordo com o projeto, a medida vale a partir da próxima licitação para renovação de contratos. 
 
As placas deverão ser instaladas em todas as paradas de embarque e desembarque dos usuários, devem indicar, no mínimo, o número da linha, as principais ruas por onde passam e o destino final. O custo para implantação desta medida deverá ser arcado pelas próprias empresas.
 
Entramos em contato com o vereador Maraca para saber detalhes do projeto. Segundo ele, Ribeirão Preto precisa elaborar com urgência o Plano Diretor Viário. "Hoje é celebrado o movimento  "Dia Sem Carro" e o ribeirãopretano não consegue deixar seu veículo em casa e usar o transporte coletivo", analisa o tucano. 
   
A ideia do projeto é destacar as linhas que cada ônibus faz e logo abaixo detalhar os locais por onde ele passa. O objetivo final é acabar com todas as dúvidas dos usuários de ônibus. “Assim, a pessoa que embarca em pontos que não se encontram em corredores ou terminais, é obrigada a perguntar para alguém ou a olhar rapidamente no pára-brisa dianteiro do veículo e tentar imaginar qual é o roteiro, com a possibilidade de pegar o ônibus errado. Por isso, precisamos exigir que esta informação esteja clara ao consumidor, a tempo de evitar essa situação”, justifica o vereador.
 
Nesta quinta-feira (23) o projeto de lei segue para o Executivo onde será analisado pela prefeita Dárcy Vera (DEM). A democrata tem o prazo de 30 dias para emitir seu parecer. 


Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960