Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Teresina, Strans estuda implantar "corredor de ônibus"; economia é de 50%

quarta-feira, 18 de agosto de 2010


Uma das medidas do sistema de integração do transporte coletivo urbano, ou BRT (Bus Rapid Transit), é a implantação de corredores de tráfego exclusivo para ônibus. De acordo com a Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU) a medida pode reduzir em 50% o tempo de deslocamentos dentro da cidade.
A capital do Paraná, Curitiba, é pioneira na implantação do sistema no país e já exportou o modelo para cidades fora do país. Bogotá, na Colômbia, há dez anos iniciou a execução do projeto e atualmente possui um dos sistemas de transporte coletivo com maior qualidade do mundo. “Um deslocamento que antigamente durava duas horas, hoje dura apenas 52 minutos”, afirma o Arturo Fernando Rojas, representante do governo de Bogotá.
Em Teresina, a Strans estuda a implantação dos corredores de tráfego nas vias mais movimentadas . Uma das avenidas que deve receber a novidade é a Frei Serafim, onde passam diariamente mais de ônibus. “Não é possível pensar em mobilidade sem viabilizar os corredores de tráfego. Estamos fazendo um estudo para detectar os pontos de maior necessidade e com viabilidade”, informa Alzenir Moura Fé, diretora de Transporte Público da Strans.

Para o Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina), a necessidade de mudança no sistema de transporte coletivo de Teresina é urgente e deve começar com investimentos do poder público. “É preciso se tomar providências. Temos um sistema deficitário porque não temos a infra-estrutura necessária. E para estruturar é preciso aplicar recursos”, defende Alberlan Feitosa, presidente do Setut.

De acordo com a Strans a conclusão de todo o sistema de implantação do sistema integrado deve acontecer em um prazo máximo de dois anos. Além dos corredores de tráfegos, oito terminais de integração de linhas coletivas devem ser construídos. O primeiro já está em construção no bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina.

A implantação dos sistemas BRT é um dos temas do Seminário Nacional da NTU 2010, que iniciou hoje em Brasília (DF). Com a Copa de 2014, nove cidades brasileiras deverão investir em projetos de mobilidade urbana.O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai financiar 20 sistemas de BRT no país. “Temos recursos disponíveis para financiar outros sistemas, porém, é necessário que as prefeituras enviem projetos para que possamos analisá-los”, disse o secretário Nacional de Transportes do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier.

Fonte: CidadeVerde.com


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960