Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Transferência de paradas de ônibus gera reclamações em Natal

quinta-feira, 8 de julho de 2010


No primeiro dia de mudança nas paradas de ônibus do Natal Shopping e Via Direta, na BR-101, Zona Sul de Natal, usuários seguem insatisfeitos com o tempo de integração garantido pelo programa Passe Livre. O tempo de uma hora para trocar de ônibus em qualquer ponto de parada da cidade ainda é considerado curto pela população, principalmente para aqueles que descem no shopping e precisam caminhar até a outra parada de ônibus, que fica distante cerca de 300m.

Segundo Sílvio Medeiros, secretário adjunto de trânsito, o problema está em os usuários ainda não saberem usar corretamente o direito garantido a eles. Sílvio explica que as constantes reclamações de usuários recebidas pela secretaria estão ligadas ao mau uso da integração. "A população não está usando o Passe Livre da forma correta", alega o secretário.

Segundo ele, as pessoas querem continuar fazendo integração onde antes funcionavam as estações e isso não é necessário. Tomando comoexemplo os usuários que moram na Zona Norte da capital e precisam se deslocar até Ponta Negra, Silvio Medeiros explica que a troca de transporte pode ser feita ainda na Zona Norte. "Na Zona Norte existem ônibus que fazem a linha Ponta Negra. Basta fazer a troca ainda lá ou mesmo na avenida Bernardo Vieira", afirma.

O secretário disse ainda que não vê necessidade de aumentar o tempo do benefício. "Até agora não foi constatada nenhuma necessidade de ampliação desse tempo em alguma linha", afirmou. Já os usuários partilham de pensamento totalmente contrário ao da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). "Não tem condições. Isso é um absurdo!" É o que pensa o estudante Paulo Silva, 19. Paulo conta que só nessa semana já perdeu a integração temporal em três oportunidades. Morador da Zona Norte, o estudante tem que pegar dois transportes para chegar a empresa onde estagia pela manhã, em Candelária. Ele conta que a lotação dos ônibus e os congestionamentos em horário de pico contribuem para a perda do direito do usuário.

A segurança na região também é apontada como um fator de preocupação para a população que peg1a ônibus no local. Paulo Silva acredita que as antigas estruturas das estações de transferência ofereciam maior segurança aos usuários de transporte público. "As estações antes ficavam abertas até as 23h. E agora, como as pessoas irão ficar nas paradas nesse horário?"

A indagação do estudante é somada à sensação de insegurança que ele afirma ter ao desembarcar em locais distantes de centros de maior movimento, como o Natal Shopping. Funcionários Os funcionários que foram contratados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para trabalhar nas estações de transferência perderam suas funções. Segundo Sílvio Medeiros, as informações que lhe foram passadas pelo Seturn é que 90% dos funcionários foram reaproveitados e transferidos para funções administrativas dentro do próprio Seturn ou nas empresas.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960