Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Série Transporte pelo Mundo na Cidade de Berlim na Alemanha

sábado, 26 de junho de 2010


Berlim tem um sistema de transportes altamente integrado que engloba U-Bahn (metrô), S-Bahn (comboio suburbano), autocarro e eléctrico, com fácil acesso à serviços de transporte ferroviário regional e mainline. Há nove linhas de U-Bahn, 15 linhas de S-Bahn e 27 linhas de eléctrico (o último em Berlim Oriental, apenas). Os serviços de ônibus cruzam a cidade.

Os bilhetes são fixados o preço para duas ou três zonas - quase todos os visitantes utilizam a tarifa AB (embora note que o Aeroporto Schönefeld fica apenas na zona C). O City Tour Card combina transporte nas zonas A e B e um cartão de vantagem para cerca de 50 atrações turísticas.

Pode-se dizer que o sistema de transportes públicos de Berlim funciona em torno da rede de metropolitano (U-Bahn). Nove linhas, num total de 145 quilómetros, cobrem 170 estações.
Uma esmagadora maioria das estações possui ligações à superfície com a rede de ônibus e de comboios rápidos (S-Bahn). Os S-Bahn cruzam o interior da cidade, ligando a uma linha fechada em torno do grande centro (Ringbahn) e daí irradiando para as povoações vizinhas.
Na zona oriental da cidade subsiste ainda a rede de eléctrico (Tram) que possui, por sua vez, conexões com o U-Bahn e o S-Bahn.
Todos estes meios de transporte são acessíveis com o mesmo tipo de bilhete e um passe mensal custa 70EUR. Existe uma página na Internet (http://www.vbb-fahrinfo.de/) que permite planear a viagem recorrendo a cada um dos transportes.

As várias linhas de metropolitano, graças às inúmeras intersecções, permitem que a vida da cidade, no Inverno, se passe tanto à superfície como debaixo dela! No centro da cidade é possível a deslocação de um local a outro mantendo o tempo de permanência ao frio (e à chuva!) inferior a 10 minutos. A apetência por este meio de transporte é ainda maior se considerarmos que uma parte significativa das estações possui quiosques, mercados, caixas automáticas (ATM), restaurantes de comida rápida e que as maiores estações têm inclusive bancos e farmácias! Desde 1995, toda a rede tem cobertura GSM, para telemóveis.
Estas comodidades e o fato de mais de 1 milhão de passageiros usar a rede diariamente dá origem a uma vida própria debaixo da cidade. Existem frequentadores assíduos das plataformas que, por se encontrarem desempregados ou por qualquer outra razão, ali permanecem de cerveja na mão (um hábito germânico) conversando sem intenções de usarem o transporte. Para isto contribui em muito o fato de o acesso às plataformas não exigir bilhete. Aliás, o próprio uso da rede não exige bilhete! O controle é apenas ocasionalmente efetuado por inspetores em traje civil a bordo das carruagens. Esta extensa rede de transportes permite fazer o trajeto de casa para o emprego usando um de 3 circuitos diferentes! Tem um metropolitano que circula a cada 5 minutos, ônibus de 10 em 10 e comboios a cada 20! A pontualidade é impressionante e a qualidade nada deixa a desejar.

Por isto, pode-se considerar a cidade de Berlim como um exemplo de cidade “amiga da mobilidade”. As distânicas desaparecem e o tempo de deslocação pode ser usado para ler ou qualquer outra actividade. Afinal de contas, demora mais tempo a aquecer o interior do carro do que esperar pelo próximo metropolitano

1 comentários:

Comprovei a eficiência do Transporte Pública de Berlim, passei 20 dias na cidade e use bastante o sistema, tanto de
Ônibus, como Metro e Trens Sub-urbanos, Lá não tem terminais de ônibus e o que impressiona é a pontualidade o livre acesso aos veículos e trens sem catracas, mas você é abordado pelo fiscal que checa seu bilhete de transporte. Ponto de Ônibus e Estações de Trem tem painel eletrônico que mostra o tempo de espera para o próximo transporte, a melhor parte e você pode sair do metrô e pode pegar o onibus sem pagar mais nada para completar sua viagem e voce pode descer e pegar o próximo transporte do mesmo jeito.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960