Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fortaleza: Greve de motoristas na Capital prejudica 800 mil passageiros

quinta-feira, 10 de junho de 2010


No segundo dia de greve de motoristas, trocadores e fiscais de ônibus, em Fortaleza, voltaram a se registrar engarrafamentos nas ruas e avenidas da cidade, sufoco nos terminais de integração do transporte coletivo, pessoas chegando atrasadas no trabalho e nas escolas. Sem falar na lotação sufocante dos ônibus e topiques e o preço exorbitante cobrado por mototaxistas por cada corrida.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), nos dois dias de paralisação, cerca de 800 mil pessoas foram prejudicados. Não tiveram acesso ao serviço. Ontem a situação ficou ainda mais complicada. Para garantir o movimento, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) paralisaram as garagens das empresas Timbira, São José e Dragão do Mar.

Cerca de 570 ônibus que sairiam dessas garagens deixaram de circular, das 3h da madrugada até as 18 horas, o que corresponde, segundo o Sintro, a um número próximo de 30% da frota de ônibus existente em Fortaleza. Os ônibus das outras empresas circularam de acordo com determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª Região) - de 6h30 às 8h e das 17h às 18h30 (horários de pico), e 50% nos outros horários.

Segundo o diretor de patrimônio do Sintro, Geraldo Lucena, a paralisação foi realizada de forma pacífica, sem nenhum prejuízo material aos veículos. "Nem bloqueamos a entrada das garagens. Os motoristas chegavam e ficavam do lado de fora", ressaltou ele.Ele ressalta que a medida se deve ao fato de que "as empresas descumpriram o acordo feito antes da greve. Essa foi a única forma de garantirmos que haverá a greve.

Os empresários estão assediando moralmente os grevistas, ameaçando demissões", afirmou Lucena. Hoje, os grevistas prometem voltar a fechar garagens.O diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, disse que o fechamento das garagens prejudica os que desejam trabalhar.

Outras movimentações marcaram o segundo dia de greve. Mais de 250 motoristas e trocadores da Timbira realizaram uma manifestação em frente à garagem da empresa e saíram em passeata pelas ruas da cidade até a sede do Sintro. Os grevista garantem ainda que estão seguindo as determinações do TRT-CE de manter em circulação 70% dos veículos.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960