Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Corredor Metropolitano em São Paulo terá uma série de novidades já para o segundo semestre deste ano

quinta-feira, 10 de junho de 2010


Os usuários de ônibus e trólebus da Capital Paulista e da região do ABC, servidos pelo Corredor Metropolitano ABD, vão contar com uma série de inovações para o sistema ainda no segundo semestre deste ano.

O serviço que liga, na maior parte do trajeto em vias exclusivas, o bairro de São Mateus (na Zona Leste de São Paulo) ao Jabaquara (na zona Sul da Capital Paulista), passando pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e Diadema, terá veículos urbanos novos, articulados, com o que há de mais moderno em termos de operação e de acessibilidade para ônibus desse segmento, será palco de uma série de ações ambientais promovidas pela empresa operadora Metra e contará com a conclusão de obras de vias segregadas, que acrescentarão mais 12 quilômetros aos 33 já existentes.

O site teve acesso a todas estas novidades que, se colocadas em prática, representarão mais avanços ao sistema que foi considerado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – como o melhor serviço urbano das três regiões metropolitanas do Estado, quando a operadora Metra conseguiu o primeiro lugar no ranking IQT – Índice de Qualidade de Transportes, que avalia mais de 40 empresas de ônibus nas regiões de Campinas, São Paulo e Baixada Santista. O índice leva em consideração critérios técnicos, como qualidade operacional, manutenção e apresentação da frota, viabilidade e importância financeira e social das empresas e linhas, além da satisfação ao cliente.


VEÍCULOS NOVOS COM OS MAIS MODERNOS CONCEITOS DE OPERAÇÃO E ACESSIBILIDADE


Já está na garagem da Metra uma parte do lote de pelo menos 11 ônibus novos articulados que vão prestar serviços no corredor. Os veículos fazem parte da renovação da frota das linhas entre São Mateus e Jabaquara, via ABC Paulista.Apesar de a intenção da empresa ser aumentar o papel ecológico do corredor, com vistas a 100 por cento de eletrificação futuramente, os novos ônibus são a diesel, porém, com preocupação e ambientais também.

Com motorização eletrônica, o modelo respeita todas as normas de emissão de poluentes, já seguindo os novos padrões com base nos parâmetros europeus.

Além disso, por ser articulado, proporcionalmente o ônibus acaba poluindo menos por passageiro, já que tem uma capacidade maior de transporte.Trata-se do modelo com carroceria Caio Millennium II, chassi Mercedes Benz O 500 UA, motor Mercedes Benz OM – 457 LA, de 360 cavalos.

A alta potência do motor também confere ao veículo rentabilidade e bom desempenho, principalmente nos trechos de via segregada bons para qualquer tipo de ônibus. Aliadas a potência e as condições melhores de pavimento, um modelo deste tipo aproveita melhor o combustível e poliu menos, o que confere mais economia para o operador e ganho para o meio ambiente. Isoladamente, este tipo de ônibus pode gastar mais que os convencionais, mas quando se leva em consideração a relação entre a capacidade de passageiros e o combustível consumido, podendo substituir entre dois e três ônibus de dimensões comuns, a economia é maior. É menor ônibus e menos combustível pela mesma quantidade de passageiros de pelo menos dois ônibus Padrons.

O Caio Milleniumm II Mercedes Benz vai trazer ao usuário do corredor o que é de mais moderno atualmente no país no que se refere a transporte urbano de passageiros.O veículo já segue todas as determinações de diversas esferas do poder público, previstas da Resolução 316, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito – e pela NBR 15570.

Estes dois dispositivos levam em consideração itens e tipos de prestação de serviço que visam maior conforto, segurança e acessibilidade, como distâncias mínimas entre os bancos e largura de corredor, ventilação, sinais de alerta de defeitos do sistema para o motorista e saídas mais eficientes de emergência.O novo ônibus que vaio operar no Corredor Metropolitano ABD é do tipo de Piso Baixo Central, ou seja, o assoalho do ônibus entre a porta da frente e a porta do meio, no primeiro carro (cada ônibus é formado por dois carros por ser articulado) fica na altura da guia, para facilitar o acesso de idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais, inclusive facilitando o embarque para cadeirantes.

Os passageiros que utilizam cadeiras de rodas, além de contar com esse embarque mais fácil, têm espaço preferencial dentro do ônibus, que é dotado de um dispositivo de cintos de segurança e presilhas que fixam a cadeira de rodas com segurança, junto a parede do ônibus.

Há também um lugar especial para os acompanhantes e, se o cadeirante estiver sozinho na viagem, na hora de descer não vai precisar contar com a ajuda de ninguém, se preferir. Existe um botão de acionamento de parada na altura da cadeira de rodas e o ônibus não tem degrau, com embarque e desembarque na altura da guia.

Os portadores de limitações visuais também serão beneficiados pelo novo ônibus articulado que rodará pelo corredor entre as zonas Sul e Leste da Capital Paulista.O veículo conta com ferros de apoio com relevo especial para quem não consegue ter boa visão e espaço adequado para cão guia.Atendendo às novas normas, o Caio Millennium Mercedes Benz possui bancos especiais para obesos, uma peça única, sem divisória, que pode ser usado por gestantes também. Esses bancos, assim como os reservados para idosos, têm detalhes de cor amarela para identificação e conscientização para os demais usuários.

O ônibus, cujo peso bruto total chega a 28 toneladas, tem ainda faixas refletivas ao longo da carroceria, para melhor visualização principalmente à noite, conforte determina lei federal voltada para veículos de grande porte.

Os articulados começarão a rodar já neste segundo semestre. Eles estão sendo revisados pelos órgãos públicos de transportes e recebendo os últimos detalhes para a operação. Os motoristas estão sendo treinados pela montadora para se adaptarem ao veículo, que traz algumas inovações na forma de direção.

Atualmente, o motorista de ônibus não pode se limitar a saber dirigir, ele tem de possuir noções de eletrônica e até sistemas informatizados, pois os ônibus modernos trazem todos estes elementos em sua concepção.

Fonte: Ônibus Brasil

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960