Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus de São Bernardo passam no teste de emissão de poluentes

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Prefeitura de São Bernardo está realizando a aferição em 370 ônibus da frota de ônibus da SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo do município). A segunda etapa do projeto Orientar, iniciada em 12 de abril, segue até 7 de maio com o objetivo de identificar os veículos desregulados que, além de emitir poluentes na atmosfera, estão sujeitos a quebra prematura por falta de manutenção.

A inspeção está sendo realizada na garagem da SBCTrans, no Jardim Silvina.Nesta quarta-feira, os secretários de Gestão Ambiental, Giba Marson, e Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, estiveram no local para acompanhar o desenvolvimento do programa, que nesta etapa ainda fará a aferição das peruas do transporte escolar municipal.

Segundo o secretário Giba Marson, os resultados da inspeção na concessionária SBCTrans foram muito positivos, uma vez que os veículos em sua grande maioria apresentavam uma emissão bem abaixo dos estabelecidos pelo Orientar. "Isso se deve ao acompanhamento realizado pela empresa que já realiza as inspeções há mais de um ano."Ainda de acordo com o secretário, daqui a poucos anos será obrigação legal manter as emissões de poluentes dos veículos dentro dos limites saudáveis.

"Nossa obrigação é nos antecipar com os nossos veículos, com medidas preventivas para que tenhamos um ar menos poluído" afirmou Giba Marson.Só da frota da Prefeitura, já foram inspecionados 270 veículos a diesel na primeira etapa do programa. Na próxima etapa, que terá início no dia 10 de maio, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, as aferições serão feitas com os veículos escolares permissionados e também atenderá os moradores que tiverem automóveis a diesel, que poderão obter um diagnóstico sobre a emissão de poluentes.

Com essa última etapa, a Prefeitura espera reduzir o número de poluentes emitidos pelos veículos da cidadeDar o exemplo para a população é um dos principais objetivos do projeto na opinião da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras. "O programa, nesse momento, é mais educativo e de conscientização, uma vez que não aplicaremos medidas punitivas", ressalta.

As análises são realizadas em postos de aferição equipados por opacímetros - equipamento utilizado para medição da quantidade de material particulado (fumaça preta). O trabalho é realizado por técnicos especialistas que utilizam métodos aprovados pela Petrobrás.

Fonte: JORNAL ABC REPÓRTER

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960