Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Goiânia: Falta de educação de motorista agrava problema em ônibus

terça-feira, 27 de abril de 2010


Os problemas no transporte coletivo em Goiânia e região metropolitana são motivos de protesto e revolta da população, que além de enfrentar a superlotação e demora dos veículos, tem que aguentar, diariamente, a falta de educação de alguns motoristas.

A estudante universitária Ana Júlia de Sousa Santos, de 18 anos, pega ônibus todo dia para ir à faculdade e tem que suportar o mau humor e a grosseria dos condutores, que tratam as pessoas com pouco caso. “Se a pessoa não entra rápido, eles não esperam, vão andando e também não respondem quando as pessoas pedem informações.”

A estudante relata que presenciou há algum tempo uma menina que estava tentando entrar no ônibus lotado, mas como estava muito cheio, desistiu e resolveu descer, e nessa hora o motorista acelerou. “Ele não esperou a menina descer e ela caiu no chão e machucou”, conta ela.

Rafael Marins, 22, auxiliar de fábrica, utiliza o transporte coletiva pelo menos três vezes por semana e também sempre presencia alguma situação de descaso. “Teve uma vez que eu estava muito atrasado e saí correndo para alcançar o ônibus. O motorista parou no ponto para pegar uma mulher e quando eu estava quase alcançado o veículo ele me viu e acelerou. A sorte foi que um homem que passava pelo local viu a situação e me deu carona até a próxima parada.”Para o aposentado Darci Dutra, 75, os idosos são discriminados e muitas vezes ignorados. “Tem condutor que tem preguiça de liberar a catraca pra gente, não tem paciência e não dá informações direito”.

Ana Júlia, que também utiliza a carteirinha e precisa esperar a liberação do motorista, acredita que eles deixam as pessoas aguardando. “Eles param no semáforo e a gente pede para liberar e eles fingem que não estão vendo, aí temos que ficar pendurados na catraca.”Márcia da Silva, 24, estudante, também tem histórias para contar. “Já tiveram várias situações em que pedi informação e não responderam”.

Em outra ocasião, às 22 horas, o motorista falou que ela teria que fazer toda a rota do ônibus e que não ia deixá-la no ponto e sim na rodoviária. Indignada, ela ameaçou denunciá-lo, e então ele parou o veículo e ela conseguiu ir para casa.

Estresse

O motorista Robson Oliveira, 30, trabalha neste segmento há 6 anos e admite que o trabalho é estressante e que raramente ele e os colegas de trabalho são educados. “O horário é curto, na falta de motoristas fazemos rotas que não conhecemos e acabamos não dando atenção. E o trânsito também contribuiu para o estresse, mas isso o passageiro não vê”, alega ele, que adianta que esses profissionais “não são mal educados, e sim, grosseiros.

”O presidente do Sindicato dos Coletivos, Carlos Alberto Luiz dos Santos, justifica que o problema maior é o estresse, pois tem motoristas que cumprem jornada de 11 horas por dia. “Existem ônibus manobra que começam a rodar duas horas da manhã, ou seja, eles têm que acordar antes das duas para iniciar a jornada, e encerram por volta de 16 horas. Sendo assim, quando usuário entra no veículo, no início da tarde o motorista tem a possibilidade de ser educado? Ficar sorrindo?”, questiona ele.

Fonte: O Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960