Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Grande Vitória: Terminal de Carapina ampliado e modernizado

domingo, 21 de março de 2010


O Terminal de Carapina, na Serra, vai mudar de lugar. O governo do Estado acaba de iniciar o processo de desapropriação de uma área de 46 mil metros quadrados, localizada na BR 101, em frente ao Vitória Apart Hospital, no bairro Eurico Salles, para abrigar a nova estrutura. “Havia um projeto para ampliação do Terminal de Carapina, mas ele não comportaria as necessidades dos corredores exclusivos para ônibus.

Na nova área, vai ser possível receber ônibus maiores, biarticulados (com duas “sanfonas”)”, destaca a diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Denise Cadete. Atualmente, o Terminal de Carapina ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, e atende a 28 bairros, com 37 linhas de ônibus.

“O projeto do novo terminal ainda vai ser elaborado, mas vamos trabalhar para que ele tenha pelo menos 40 baias. Atualmente, há linhas diferentes ocupando a mesma baia, o que atrasa a saída dos ônibus”, aponta. Além disso, há possibilidade de o novo terminal ser integrado à estação do corredor exclusivo.

“Com o corredor exclusivo, muitas linhas não precisarão mais passar pelo terminal, mas quem precisar usá-lo vai poder ter acesso, seguro, através de uma plataforma”, explica.

Fluidez

A expectativa é de que a circulação dentro do bairro Manoel Plaza, onde hoje fica o Terminal de Carapina, melhore com sua saída, ainda sem data para ser concretizada. “O bairro está estrangulado pelo movimento dos ônibus, e a tendência era piorar.

O terreno é do governo do Estado, mas ainda não há projeto para ele, que pode até ser vendido”, afirma Denise. Outro ponto positivo do novo local é a proximidade com o Shopping Mestre Álvaro, que está sendo construído. “O novo terminal vai seguir o padrão dos inaugurados recentemente. Dos 46 mil metros quadrados disponíveis, devemos usar cerca de 30 mil, para possibilidade de mudanças no trânsito”. (Elaine Vieira)

Fonte: Gazeta online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960