Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Niterói inauguração de corredor viário cria um novo modelo de mobilidade no município

sexta-feira, 19 de março de 2010

Foto Ilustrativa

Considerado fundamental para a reorganização do trânsito de Niterói, o Corredor Viário Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré será inaugurado neste sábado (20/3), às 9h, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. Com seis quilômetros de extensão, esta é a primeira via expressa do estado do Rio dotada com faixas exclusivas para ônibus.

  • A obra, executada pela Secretaria de Transporte em parceria com a Prefeitura de Niterói, cria um novo modelo de mobilidade no município e garante acessibilidade total aos portadores de necessidades especiais. As intervenções contemplam ainda outras ruas importantes para o fluxo do trânsito na região central de Niterói, como Feliciano Sodré, Saldanha Marinho e Praça Renascença. As vias foram equipadas com um moderno sistema de sinalização, nova iluminação, recapeamento e ampliações de pistas.

Na Alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que corta os 3,5 quilômetros da via. Com o novo sistema, os ônibus só poderão circular pela pista junto ao canal, que será segregada das demais faixas por tachões. As estações substituirão os pontos de ônibus distribuídos pela avenida. Cada baia tem capacidade para seis ônibus ao mesmo tempo. Tudo isso proporcionará maior fluidez do trânsito na via.

  • Além da Alameda e da Feliciano Sodré, o novo complexo viário também contou com importantes intervenções nas ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e Praça Renascença. Toda essa área recebeu nova sinalização semafórica. O novo sistema contempla 28 travessias, sendo 16 na Alameda São Boaventura, seis na Avenida Feliciano Sodré, seis na Rua Saldanha Marinho. O controle dos novos semáforos – 89 ao todo - será feito por meio de um sistema digital de monitoramento eletrônico, que permite sincronizar os fluxos das estações e da Alameda. As vias receberam ainda novas placas de trânsito e sinalização horizontal.

As ruas beneficiadas ganharam novos postes de luz, tiveram o meio-fio recuperado e ganharam asfalto novo. Mas a principal novidade fica por conta dos cuidados que foram tomados para garantir o padrão de mobilidade para portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e cadeirantes. Agora, para atravessar a Alameda, a Feliciano Sodré e a Saldanha Marinho com segurança, os deficientes visuais só precisarão acionar as botoeiras sonoras presas aos postes dos semáforos. Esses equipamentos emitirão um som alertando sobre o tempo que resta para a travessia. Todos os cruzamentos ganharam rampas para cadeirantes e faixas com pisos táteis.

  • A Alameda São Boaventura também passou por uma revitalização paisagística. Ao longo das obras, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e a Secretaria Estadual de Transportes desenvolveram um amplo Plano de Compensação Ambiental, que contou com o plantio de 377 só na via principal e mais de oito mil mudas em diversas ruas do entorno e outros pontos da cidade.

A arquitetura das estações
Principais intervenções
Alameda São Boaventura
Ganhou seis estações: Getulinho, Riodades, Horto, Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês. Além das novas estações, a via recebeu novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e semafórica, iluminação pública, e serviços de pavimentação, plantio de árvores e arbustos.

  • Avenida Feliciano Sodré
    Principal corredor viário utilizado pelos motoristas que vêm da Alameda, Rodovia Amaral Peixoto, Avenida do Contorno e Benjamim Constant, em direção ao Centro, a Avenida Feliciano Sodré tem agora quatro faixas no sentido Centro e duas faixas exclusivas para ônibus no sentido Ponte Rio-Niterói. Recebeu nova iluminação pública e da sinalização semafórica sincronizada com o sistema da Alameda. Nesta avenida há quatro estações de passageiros:
    Rodoviária Roberto Silveira, Moinho Atlântico, Mercado Municipal e Ponto Cem Réis.

Rua Saldanha Marinho
A rua será o acesso para os carros que seguem do Centro em direção a Ponte Rio-Niterói e que não poderão mais passar pela Feliciano Sodré. A via passou por ampla revitalização, recebendo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária, modernização da iluminação pública e rampas para cadeirantes em todos os cruzamentos. Para evitar congestionamentos, está proibido o estacionamento ao longo da via.

  • Praça Renascença
    Adequações de espaço e remanejamento de postes, para implantação da quarta faixa de rolamento da Avenida Feliciano Sodré, além de melhorias urbanísticas, novo paisagismo, iluminação pública, e acesso para a Rua Manuel Pacheco de Carvalho e Rua Fróes da Cruz, em direção ao Centro.

Rua Washington Luiz
Via transversal à Rua Saldanha Marinho. Nela foi construída uma ponte com 10 metros de largura e 10 metros de comprimento sobre o canal, além dos serviços de recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e iluminação pública.
Rua Manuel Pacheco de Carvalho
A Rua Manuel Pacheco de Carvalho é continuação da Rua Saldanha Marinho. Passa a contar com duas faixas de rolamento no sentido Praça Renascença. Receberá novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e melhorias na iluminação pública.

  • Números
    Passageiros: 250 mil/dia
    Ônibus/hora: 240 na Alameda São Boaventura e 530 na Feliciano Sodré
    Linhas Municipais: 24
    Linhas Intermunicipais: 107
    Automóveis: 50mil/dia

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960