Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Após divulgar ranking de empresas, Secretaria Municipal de Transporte fiscaliza ônibus no Centro

sexta-feira, 12 de março de 2010


RIO - Cinco ônibus da Viação Amigos Unidos foram lacrados durante uma ação da Secretaria Municipal de Transportes, nesta quinta-feira, no Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, na Central. Os coletivos apresentavam problemas como bancos soltos, documentação vencida, faróis quebrados e pneus carecas. Segundo o secretário municipal Alexandre Sansão, fiscalizações semelhantes vão se repetir a cada três meses. A Viação Amigos Unidos teve a quarta pior avaliação no ranking de empresas de ônibus divulgado na última quarta-feira pela Secretaria. O levantamento foi baseado em avaliação feita pelos próprios usuários.
De acordo com o estudo, 16 das 41 empresas de ônibus avaliadas (quase 40%) não prestam serviços adequados à população. Essas viações fazem cerca de um milhão de viagens diariamente, o que corresponde a um terço do total. Os problemas variam desde o mau estado de conservação dos veículos até o excesso de velocidade, que expõe os usuários ao risco de acidentes, e a recusa de parar para receber passageiros. Os dados se basearam nas reclamações recebidas pela Ouvidoria da SMTR (2286-8010 e 2527-8347) e serviram para criar um ranking trimestral, que será usado na nova estratégia de fiscalização da prefeitura. As cinco piores empresas de cada trimestre serão submetidas a fiscalizações mais rigorosas nos 90 dias seguintes. Piores empresas deverão cair na malha fina
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ressaltou que as empresas que não melhorarem a qualidade de seu serviço poderão cair na malha fina no trimestre seguinte. Ele não descarta a hipótese de cassações de permissões, como ocorreu com a Viação Oriental que, há dois meses, prestava um serviço precário na Zona Oeste. Segundo ele, mais duas empresas estão com o processo de perda de licença em tramitação e, por isso, não aparecem no ranking: as viações Ocidental e Feital.
- O Rio tem mais de 8 mil ônibus e 1.600 itinerários. A prefeitura tem um número reduzido de fiscais e precisa usar esses servidores da maneira mais racional possível. Nesses três meses, os carros das cinco piores empresas passarão por um pente fino. Vamos aos pontos finais verificar desde a documentação dos veículos ao estado de conservação. Conforme o que for verificado, esses coletivos podem ser multados e até rebocados para depósitos - garantiu Alexandre Sansão.
A avaliação atribuiu notas para as empresas de ônibus. Quanto maior a nota, pior o serviço. A prefeitura fixou em 13,69 o conceito aceitável. As empresas com notas acima deste limite foram reprovadas.
(Veja o ranking da prefeitura com as piores empresas de ônibus do Rio)
Ideia de ranking nasceu em 1996
A ideia de criar o ranking partiu do engenheiro da prefeitura Marcos Muralha que, desde 1996, vem tentando implantá-la, não conseguindo por falta de apoio. Para classificar as empresas, a prefeitura desenvolveu um modelo matemático com auxílio de um estudante da Coppe. Para o cálculo, a SMTR toma como base a quantidade de reclamações e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro onde vive o usuário, além do tamanho da frota e o motivo da queixa. As piores empresas no primeiro ranking, que tiveram como base 789 reclamações, recebidas entre novembro e fevereiro, foram: Breda (com linhas que fazem a ligação da Leopoldina com a Zona Sul), Campo Grande, Zona Oeste, Amigos Unidos (que circula entre o Centro e a Zona Sul) e Estrela Azul (que opera linhas entre o Centro e as zonas Norte e Sul).
As operações direcionadas começaram no último dia 3. Desde então, dez veículos (quatro da Breda, três da Campo Grande e três da Zona Oeste) foram rebocados para depósitos. Destes, a metade (três carros da Zona Oeste e dois da Campo Grande) sequer tinha licença da prefeitura. O secretário admitiu que a existência de veículos circulando sem autorização oficial confirma como ainda são precárias as informações que a prefeitura tem sobre a demanda real de passageiros pelas linhas da cidade:
- Na prática, esses cinco ônibus circulavam como piratas. Os carros não recolheram taxas de vistoria e nem foram inspecionados antes de começarem a receber passageiros - disse Sansão.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960