Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Zona Norte de São Paulo passa por racionalização e modernização das linhas

sábado, 16 de janeiro de 2010


A São Paulo Transporte (SPTrans) implantou no dia 9 de janeiro de 2010, um novo modelo de organização das linhas que atendem à Zona Norte da Cidade.
A reorganização da rede de transporte municipal urbano vai tornar a gestão das linhas mais eficiente e moderna e melhorar o atendimento aos moradores da região.
O processo de racionalização do sistema prevê: - Ajustes de itinerários com redução de sobreposição de linhasEfeito: Aumento da fluidez do trânsito permitindo maior velocidade dos ônibus.

- Alteração e ajustes na localização de pontos terminais. Reorganização dos terminais Santana e BelémEfeito: Melhoria do conforto e da segurança dos passageiros
- Criação de novas linhas e serviçosEfeito: Aumentar as opções de atendimento às estações do Sistema Metroviário
- Adequação da frota às novas características das linhasEfeito: Aumento de 20% na oferta de lugares na hora/pico
- Reformulação e adequação do número de partidasEfeito: Melhoria na regularidade da operação
- Unificação de serviços para eliminar a concorrência entre os operadoresEfeito: Melhor distribuição dos serviços entre empresas e maior regularidade na freqüência do serviço
No total serão alteradas 42 linhas, principalmente na região do Tucuruvi, com demanda de 240 mil passageiros por dia e cerca de 400 veículos, beneficiando, em geral, todos os bairros envolvidos na readequação, por causa da melhora da regularidade do serviço e do aumento da oferta de lugares.
Para efeito de gestão do transporte coletivo, São Paulo está dividida em oito áreas e a Zona Norte corresponde à área 2, localizada entre a Rodovia Fernão Dias, a Av. Pres. Castelo Branco (Marginal Tietê) e Av. Inajar de Souza.
Nessa área estão incluídas seis estações do Metrô (Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru e Portuguesa-Tietê) e dois terminais: Cachoeirinha e Casa Verde.
A área 2, que atinge os distritos de Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Medeiros, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Nova Cachoeirinha, Mandaqui, Limão, Casa Verde e Santana, opera com 1.732 veículos, distribuídos em 182 linhas de ônibus, transportando uma média de 1,15 milhão de passageiros por dia.
Preocupada com o bem estar dos passageiros a SPTrans comunicou as mudanças nos jornais de bairro, no Jornal do Ônibus (informativo afixado nos veículos da frota municipal) e no site www.sptrans.com.br, além reuniões dos técnicos da SPTrans com os líderes de todas as comunidades envolvidas nesta reorganização.
"Com as mudanças, a SPTrans vai aumentar a velocidade dos veículos e diminuir o tempo de espera dos passageiros, com um maior número de partidas e principalmente com mais lugares nos ônibus, já que as linhas mais movimentadas receberão veículos maiores e até articulados, ampliando a capacidade de atendimento na região", comentou o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans Alexandre de Moraes.
As novas medidas estão sendo implantadas em duas fases: a primeira começou neste último final de semana (9 de janeiro de 2010), beneficiando cerca de 140 mil passageiros; e a segunda será implantada no dia 23 de janeiro, atingindo aproximadamente 100 mil usuários.


Reorganização da Área 2 - 1ª Fase - a partir do dia 9 de janeiro de 2010


Reorganização da Área 2 - 2ª Fase - a partir do dia 23 de janeiro de 2010

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960