Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

João Pessoa: Reclamações de transporte e trânsito caem 34,8% em 2009

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010


O número de reclamações referentes ao trânsito e transporte urbano em João Pessoa apresentou uma queda de 34,8% em um ano. Em 2008 foram registradas 2.747 reclamações. Um ano depois esse número caiu para 1.789. Os dados são da Central de Reclamação e Informação (Cerin), da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), setor responsável pelo atendimento ao público. No mesmo período, o total de solicitações de ocorrências e informações dadas aos usuários pela Central mais que dobrou, passando de 7.004 em 2008, para 14.449, no ano passado, uma média de 1,2 mil a cada mês.
Os passageiros de transporte coletivo também sentiram a melhora no serviço dos ônibus coletivos. O pessoense fez 954 reclamações a menos em 2009 do que no ano anterior. Já as solicitações de ônibus caíram de 324 para 157, uma redução de 51,5%.
"Nos últimos cinco anos, a frota de ônibus coletivos da cidade de João Pessoa tornou-se a mais nova entre todas as capitais nordestinas, com idade média de 3,8 anos. Essa renovação vem interferindo diretamente na qualidade do serviço que é prestado à população e isso pode ser notado através dos números, pois como a população está mais satisfeita, cai a quantidade de reclamações", comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
De acordo com Laura Farias, esse levantamento demonstra não só que a população da Capital está cada vez mais consciente sobre a educação para o trânsito, seus direitos e deveres, como também mais satisfeita com o serviço prestado pelo órgão que planeja, coordena e executa políticas de melhoramento nas vias da cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

A STtrans como órgão publico fiscalizador do Transporte de Passageiros por Ônibus, deve ser mais receptiva com relação aos reclamos da população, incentivar que os usuários reclamem. Essa leitura de que as reclamações caíram, por conta da melhoria do serviço, muitas vezes é equivocada. As reclamações muitas vezes caem por falta de confiança da população no Órgão Fiscalizador, as pessoas fazem as reclamações e não vêem os resultados.

Lucas disse...

Muito importante o comentário de José Franciso. Sou usuário do transporte público de João Pessoa, por meio dos ônibus, e na maioria das vezes que faça uso do serviço, tenho algo a reclamar. Mas nunca o fiz por falta de incentivo e por achar que soarão infrutíferas minhas reclamações. Nós, cidadãos, precisamos de algo que nos faça sentir maior confiança nos órgãos fiscalizadores. Além disso, aproveito para ressaltar que as empresas também, ou principalmente estas, têm o compromisso de zelar pelo tarnsporte público. Deveriam, elas, periodicamente, fazer cursos de reciclagem de seus motoristas, avaliando seus comportamentos no trânsito, que desde já, avalio como desrespeito a todos os cidadãos que fazem do ônibus um meio de transporte cotidiano.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960