Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

EMTU/SP e prefeituras municipais realizam ação conjunta para reduzir poluição dos ônibus na Baixada Santista

domingo, 3 de janeiro de 2010


A partir de 5 de janeiro, frotas municipais de Santos e Praia Grande, além de ônibus fretados, participarão do programa ConscientizAR, da EMTU/SP, para medir emissão de poluentes.
Nos meses de janeiro e fevereiro, a EMTU/SP, em ação conjunta com as prefeituras de Santos e Praia Grande, realizará inspeção veicular nos ônibus municipais e nos fretados que circulam nos dois municípios.
O objetivo da ação é reduzir a emissão de poluentes no ar e conscientizar a população sobre a importância de manter o veículo regulado.“É uma parceria com o poder público municipal em benefício do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida da população da Região Metropolitana da Baixada Santista”, define o gerente regional da EMTU/SP, Rogério Plácido das Neves. “Haverá também inspeções surpresas nos ônibus intermunicipais já inspecionados ao longo do ano para checar se foram mantidas as condições do veículo.”Na Praia Grande, a equipe do Programa Conscientizar ficará no Terminal Tude Bastos, todas as terças-feiras, das 9h às 15h, a partir do dia 5 de janeiro e até o final de fevereiro.
O procedimento será o seguinte: após a descida dos passageiros no Terminal, os veículos da frota municipal serão encaminhados a um local próprio para serem submetidos à inspeção. No caso dos fretados, o encaminhamento caberá à EMTU/SP. Para o chefe do Departamento de Transporte, da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) de Praia Grande, Claudenir de Barros Carneiro, a expectativa é de bons resultados. “Temos uma das frotas mais novas e modernas do Brasil. Todos os veículos foram adquiridos este ano.
”Em Santos, a ação será realizada na Praça Dutra Vaz (Vila Belmiro) todas as quintas-feiras, a partir do dia próximo dia 7, também das 9h às 15h. As empresas permissionárias encaminharão os veículos ao local e a EMTU/SP ficará responsável pelos fretados. Para o Diretor - Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos - CET, Rogerio Crantschaninov, “o programa ConscientizAR alinha-se perfeitamente à missão da CET-Santos, que é promover a mobilidade urbana de pessoas e bens de forma inclusiva, segura e sustentável".
Ao longo do ano, a EMTU/SP realiza inspeções nas frotas das linhas intermunicipais, por meio do programa ConscientizAR. Em 2009, toda a frota do Sistema Regular da Região Metropolitana da Baixada Santista foi inspecionada - 496 ônibus e 381 veículos que operam no Sistema de Fretamento Metropolitano.
A frota regular envolve as linhas que ligam pelo menos dois municípios da mesma região metropolitana e inclui o serviço comum, atendido por ônibus urbanos, e o serviço seletivo, atendido por ônibus do tipo rodoviário.

1 comentários:

Foto de João Manoel no blog Meu Transporte

Empresa: Viação Piracicabana/EMTU
Chassi: Mercedes Benz OF 1418/52
Carroceria: Ciferal Citmax
Local: Vila São Jorge, Santos-SP
O muro é do prédio onde resido, foto feita da janela do meu

apartamento.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960