Feliz Ano Novo!!!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Desejo a todos os seguidores, visitantes e colaboradores do Blog Meu Transporte um ano repleto de alegria e muita Paz, o Blog Meu Transporte foi feito para você leitor que gosta ou que quer se informar sobre as atualizações do transporte público em todo o Brasil, este ano foi realmente extraordinário, pois foram superadas todas as expectativas, saimos de um 2008 ainda em experiência e queriamos atingir este ano uma marca de pelo menos 150 visitas por dia, mas graças a Deus, esses números foram muito a mais e tivemos uma média de 420 visitas por dia nos dias úteis, esperamos que em 2010 possamos fazer mais, como aprimorar mais as notícias e é claro valorizando você que nos confiou neste ano de 2009, peço a você que divulgue este trabalho que é feito além de tudo por amor e determinação.

Feliz 2010!!!
READ MORE - Feliz Ano Novo!!!

Prefeitura de São Paulo não priorizou o Transporte Público


Enquanto a cidade agoniza no caos do trânsito de São Paulo, prefeito diz que prioridade maior é saúde e educação, porém o transporte ´público hoje não é caso de saúde e educação também, em entrevista ao Jornal Estadão, foi lembrado que o prefeito de São Paulo não construiu um sequer quilômetro de corredores para ônibus, vejam a entrevista abaixo:

Mas em relação a transporte?
...É metrô. Após 30 anos, a cidade investe em metrô. É um absurdo, é constrangedor. Estamos provando que é possível investir no metrô, tanto que vamos investir R$ 2 bilhões em oito anos.

Mas o metrô é uma obra do governo do Estado?
É uma mentalidade velha, arcaica, de quem quer por nome em placa, tem a vaidade de fazer licitação. Eu estou preocupado com a cidade. As pessoas cumprimentam na rua a gestão: "Puxa vida, é isso mesmo, é metrô." O prefeito não querer colocar dinheiro no metrô é uma coisa de 50 anos atrás.

Mas foi a conjuntura política que permitiu isso, com o sr. na Prefeitura e Serra no governo estadual?
Não, qualquer que fosse o governador. É uma questão de convicção. Era um compromisso meu e do Serra, que estamos honrando.

Não se tem deixado de lado a construção de corredores de ônibus? O sr. não fez nenhum quilômetro?
Meu compromisso é de três corredores de ônibus, está no Plano de Metas: o Expresso Tiradentes, o Celso Garcia e o da zona sul. O Celso Garcia vai ser na forma de metrô, é um upgrade. O Expresso Tiradentes e o corredor zona sul vão ser na forma de monotrilho. Isso mostra que a nossa prioridade é o transporte público.

Mas e os ônibus? Os modais não devem se complementar?
Aqui não se complementa, se substitui. Tenho compromisso de três corredores, consegui viabilizar, porque é mais caro. Aqui, em vez de 500 mil pessoas usarem ônibus, vão usar metrô. Aqui, em vez de 500 mil pessoas usarem ônibus, vão usar monotrilho. Vai diminuir o número de ônibus, o que é muito bom para a cidade.

E quem depende do ônibus? O ano começa com aumento de tarifa.
Depois de três anos.

Mas o passageiro vai pagar mais?
Eles compreendem. É inédito isso. Depois de 30 anos, é a primeira vez que ficaram três anos sem ter reajuste.





READ MORE - Prefeitura de São Paulo não priorizou o Transporte Público

Passagem de ônibus em Maceió será reajustada e será uma das mais caras do Nordeste


Andar de ônibus em Maceió pode ficar mais caro no próximo ano. É que na última reunião do Conselho Municipal de Transporte Público foi proposto um aumento de R$0,15 na passagem de ônibus. A proposta deverá passar por aprovação do prefeito Cícero Almeida.

De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, coronel Jorge Coutinho, a proposta de aumento passou por uma planilha de análise de custos que as empresas têm com insumos e folha de pagamento. Segundo ele, é necessário que se mantenha o equilíbrio no sistema rodoviário.
O prefeito Cícero Almeida, em entrevista à rádio Jornal, afirmou que tentará negociar com o superintendente da SMTT para que o reajuste só aconteça no segundo semestre de 2010. Ele também disse que pretende aumentar a passagem para R$ 2,10.
Atualmente, a passagem de ônibus custa R$ 2, valor que os usuários do transporte público já consideram alto. “Esse aumento não é justo, pois a passagem já é cara demais para a qualidade oferecida. Não há ônibus suficiente; de casa para o meu trabalho são 12 quilômetros e eu tenho que pegar dois ônibus. Os dois demoram um absurdo pra passar. Eu gasto uma hora, uma hora e meia para chegar lá, quando de carro o trajeto leva 20 minutos. Gasto seis passagens para ir e voltar do trabalho e da faculdade”, relata a estudante universitária Glauciane Jatobá.
O último reajuste na tarifa de transporte ocorreu no final de 2008, quando passou de R$ 1,8 para os atuais R$ 2. Aquele foi o segundo reajuste do ano passado, já que em março a tarifa já havia sido alterada.
READ MORE - Passagem de ônibus em Maceió será reajustada e será uma das mais caras do Nordeste

Transporte público de Brasília terá horário especial para a virada. Tarifa do metrô será de R$ 1


Nesta quinta-feira (31/12), último dia de 2009, haverá reforço no funcionamento dos ônibus e do Metrô, para facilitar o transporte de quem quer festejar a chegada do novo ano. Os ônibus que vão até a Rodoviária do Plano Piloto circularão em maior número, ainda não definido, o que dependerá da demanda. Os horários de circulação serão mantidos.
Uma linha especial, 103.1, fará o transporte dos que festejarão na Prainha, no Setor de Clubes Sul. O ônibus sairá da Rodoviária do Plano Piloto. No dia 1º os ônibus circulam com tabela de feriado.
Metrô
O Metrô opera desde as 6h de quinta-feira (31/12) e só vai parar às 3h de sexta-feira (1º/1). Até as 23h30, o embarque e desembarque será normal em todas as estações. De 23h30 às 3h do dia 1º, o embarque será somente nas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto) e Galeria. No dia 1º de janeiro não haverá operação. A passagem do Metrô nos dois dias custará R$ 1.
READ MORE - Transporte público de Brasília terá horário especial para a virada. Tarifa do metrô será de R$ 1

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960