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Primeiro ônibus a etanol da frota municipal começa a circular em São Paulo

sábado, 14 de novembro de 2009

Começou a circular nesta quinta, dia 12, o primeiro ônibus a etanol da frota municipal de São Paulo. A prefeitura pretende colocar 200 veículos como este nas ruas, mas ainda não tem um prazo para que essa meta seja cumprida. O custo alto da tecnologia é o problema a ser resolvido. O ônibus lançado já vai para as ruas, mas em fase de testes. É uma parceria que envolve a indústria de cana, montadoras, empresas de transporte e a Universidade de São Paulo (USP).
A idéia é saber se o uso do etanol no transporte público é viável. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o ônibus a etanol pode emitir um volume até 80% menor de gases de efeito estufa. Um potencial que as autoridades acreditam que deva ser mais explorado, já que o Brasil é um grande produtor do combustível.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirma que disposição não falta e quer colocar 200 ônibus a etanol nas ruas. O número corresponde a pouco mais de 1% frota da cidade, que tem 15 mil veículos.
O primeiro ônibus movido a etanol foi lançado em 2007, com a promessa de já ter pelo menos 10 veículos em circulação ainda em 2008. Mas, dois anos de testes foram feitos e nem parte da frota da cidade foi substituída para usar o combustível. De acordo com representantes do governo e das empresas que participaram do projeto, o grande problema está nos custos. O motor e o aditivo que precisam ser usados com o etanol são importados. Por isso, este modelo custa até 25% a mais que o movido a diesel.
Uma alternativa seria produzir esses componentes no Brasil. A fabricante, a Scania, com sede na Suécia, onde toda a frota é movida a etanol, garante que já estuda a possibilidade. Mas enquanto isso não acontece, autoridades brasileiras devem ir até a Suécia para negociar a importação mais barata.
Para a pesquisadora do projeto Best, que incentiva o transporte público mais limpo, Silvana Velazques, o apoio do governo é fundamental para que o ônibus a etanol passe da fase de testes.
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Recife: Corredores de ônibus devem ficar prontos até 2013, diz Dilson Peixoto

Recursos para as obras na RMR já estão garantidos e a licitação do Corredor Norte-Sul deve terminar em abril de 2010; todos os ônibus terão ar-condicionado e serão articulados

Especialistas em transportes públicos de vários estados brasileiros e do exterior vão se encontrar nesta quinta-feira (12), no Recife, para discutir o transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). O presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto (foto), falou ao Bom Dia Pernambuco sobre as mudanças e garantiu que os projetos dos novos corredores de ônibus já estão em andamento.Uma das maiores preocupações é deixar tudo pronto antes da Copa de 2014. A cidade de São Lourenço da Mata, na RMR, será construída a Cidade da Copa para sediar alguns jogos.

Os recursos para executar as obras já foram confirmados: além dos R$ 500 milhões já previstos no Orçamento Geral da União (OGU), foi aprovado, nesta semana, o empréstimo de R$ 317 milhões com recursos do FGTS.“Além disso, estamos construindo 12 terminais, com recursos do Estado, que devem estar prontos até 2010 e 2011”, afirmou Dilson Peixoto. “O Corredor Leste-Oeste será repaginado no conceito de corredor inteligente, ligando a Conde da Boa Vista a Camaragibe, com uma perna que vai fazer o acesso à Cidade da Copa, pela UR-7. Além disso, haverá um novo terminal em Cosme e Damião e a requalificação da BR-101”.

Outro projeto é a construção do Corredor Norte-Sul, na avenida Agamenon Magalhães. “Esse corredor vai de Igarassu, pela BR-101, a PE-15, passando pela Agamenon até a estação Joana Bezerra”, diz o presidente do Consórcio. “Será construído um elevado sobre o canal, para que os ônibus passem sem prejudicar as faixas de rolamento”. O presidente Dílson Peixoto lembra que os projetos ainda vão entrar em processo de licitação, mas a previsão é de que as obras do Corredor Norte-Sul, estejam concluídas no máximo no final de 2012 ou no início de 2013. “Em janeiro iniciamos a licitação, que deve estar concluída em abril. Em maio do ano que vem começam as obras”, garantiu.

Uma das principais reclamações dos usuários de transporte público é o conforto e a segurança nos ônibus. “Essa é uma preocupação constante. No caso dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, serão veículos articulados, com ar-condicionado, dotados de toda tecnologia”, prometeu Dilson Peixoto. “No caso dos demais, estamos concluindo uma pesquisa que vai mostrar às empresas que quanto mais conforto, maior rentabilidade. Quanto à segurança, já temos câmeras em todos os ônibus”.

Até o ano que vem, o Grande Recife Consórcio pretende também concluir o processo de implantação da nova bilhetagem eletrônica. “Falta apenas o cartão do idoso. No caso das pessoas com deficiência, já temos o cadastro, estamos fazendo os cartões, que devem estar prontos em março do ano que vem”, disse o presidente. “Depois, faremos o Vale Eletrônico Metropolitano do idoso e o cartão pré-pago”.

O projeto do Corredor Norte-Sul foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, mentor de um dos mais eficazes sistemas de transporte público do Brasil, em Curitiba.

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Obras do metrô não avançam em Salvador

A imprensa baiana especulou nos últimos dias que a finalização das obras do metrô de Salvador estavam paralisadas devido à ação impetrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mediante denúncias de corrupção ligados aos empresários da empresa italiana Impregilo, uma das responsáveis pelas obras do sistema de transporte.
A notícia soou como uma bomba nos órgãos de governo que preparam a cidade para a Copa 2014, já que um sistema de transporte público eficiente é pré-requisito indispensável para a fidelização da cidade como sede do Mundial. Segundo o secretário do TCU, Antonio França, o órgão nunca recomendou a intervenção ou a paralisação da obra. “O que ocorreu foi a retenção de R$ 115 milhões, valor investigado pelo poder público, após constatar sobrepreço nos serviços prestados. No que depende do TCU, as obras não estariam paralisadas”, diz. O que se vê, no entanto, nos canteiros, é uma redução sensível do andamento das obras. O secretario explica que, para o valor ser liberado, a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), autarquia da prefeitura, “deve divulgar até o primeiro trimestre de 2010, prazo estipulado em acordo, a planilha de custos das obras do metrô”.
Reconhecendo a importância de um sistema de transporte de massa que atenda às necessidades de mobilidade urbana tendo em vistas o Mundial, o secretário afirmou que o metrô de Salvador é um item indispensável para integrar o sistema de mobilidade urbana da cidade, por isso está certo que será concluído. O secretário acrescentou ainda que, mesmo estando fora da responsabilidade do estado, o sistema de mobilidade urbana é um tema que une todos os níveis de governo, em busca de soluções viáveis e duradouras para a cidade. Ele citou, por exemplo, a expansão de vias exclusivas para ônibus, construção de novas avenidas, viadutos, assim como o projeto para implantação de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) ou veículo leve sobre pneus (VLP), que está sendo estudado como uma solução viável para ligar o aeroporto ao estádio. “O metrô é uma necessidade, mas não resume o futuro sistema de transporte que será instalado na cidade.
O VLT é uma boa opção para resolver a questão do transporte público”, diz.Campello antecipou que estará juntamente com o governador Jacques Wagner e o prefeito João Henrique, em Brasília, no próximo dia 24, participando de uma reunião interministerial, com o objetivo de discutir os problemas de infraestrutura das 12 cidades-sede. “Um dos temas que serão aprofundados será sem dúvida a questão da mobilidade urbana”. Segundo o secretário, a reunião contará, inclusive, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com prazo de conclusão para 2003, o metrô soteropolitano está longe de ser finalizado e certamente será um calo no pé dos gestores públicos. Diante das dúvidas, fica cada vez mais difícil estipular uma data de inauguração dos trens, o que deixa a cidade de Salvador vulnerável a uma reavaliação da Fifa.
Será que os novos projetos de VLT ou VLP, que até então não foram apresentados pelo poder público resolveriam a questão? Será que a implantação do novo sistema seria mais viável que a conclusão do metrô. Estas são perguntas que aguardam respostas.
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Protestos marcam votação da Lei dos transportes na câmara de vereadores de Teresina

Depois de muita confusão e bate boca na Câmara de Vereadores de Teresina na noite de ontem(12), a presidência da Casa decidiu adiar a votação do projeto de lei que regulamenta o sistema de transporte coletivo de Teresina.
Dezenas de estudantes, liderados por dirigentes da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES), invadiram o plenário fazendo barulho e defendendo o adiamento da sessão para a próxima terça feira(17) para que os todos os vereadores tomem conhecimentos das 56 alterações propostas no projeto incial da Prefeitura. Os jovens usavam faixas com os frases: "Licitação sim! Enganação não".
O preço da tarifa de ônibus, foi um ponto polêmico. Para vereadora Rosário Bezerra, apenas o executivo decidir pelo preço sem passar pelo Legislativo é “dar muito poder”, por isso defende que passe pela Câmara para que os vereadores não “sejam pegos de surpresa”. O parecer da CLJ foi contrário, por ferir o Código de Postura.
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Americanos analisam modelo de transporte público da Capital Porto Alegre

Responsável pelo transporte em uma região com população semelhante à de Porto Alegre, o americano David Armijo se surpreendeu com o tamanho do sistema de transporte público na capital gaúcha. Ao lado de 14 gestores de empresas dos Estados Unidos, ele conheceu ontem iniciativas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A intenção é analisar as ideias para possível implementação em seu país.
Chefe executivo da Autoridade Regional de Transporte do Condado de Hillsborough (Flórida), Armijo informou que as cidades que compõem a região - a principal delas, Tampa - somam 1,3 milhão de habitantes, mas os 250 ônibus só transportam 46 mil passageiros por dia. Em Porto Alegre, a frota de 1,5 mil ônibus leva 18 vezes mais: 858,8 mil passageiros a cada 24 horas.
- O povo americano ama carro. Temos de providenciar serviços mais atrativos para fazer com que as pessoas usem mais o transporte coletivo - disse Armijo, explicando que o baixo preço de veículos e combustíveis é responsável, em parte, pela situação.
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Rio Branco-AC: Projeto propondo a redução da passagem de ônibus para R$ 1 aos domingos

O vereador Alonso Andrade (PSDB) apresentou, na sessão desta quarta-feira, 11, projeto propondo a redução da passagem de ônibus para R$ 1 aos domingos. A intenção, de acordo com o parlamentar, é estimular a visitação de espaços turísticos e históricos de Rio Branco.
Para Alonso Andrade a redução nas tarifas sempre aos domingos não trará prejuízos para as empresas que atuam no transporte coletivo, pois em outras cidades onde acontece a redução, foi registrado um aumento de 40% no número de passageiros.
“Estou apresentando esse projeto e espero que os nobres vereadores possam analisar com muito carinho. Minha intenção é beneficiar as famílias mais carentes, possibilitando que elas possam visitar os espaços turísticos e históricos, além de poder visitar parentes e participar de atividades culturais e religiosas”, explicou.
Alonso Andrade disse que o projeto é uma forma de inclusão social, pois muitos pais de família não tem condições de levar seus filhos para visitar espaços turísticos e culturais, além de participar de atividades religiosas.
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Em Bélem, Ação Metrópole reúne lideranças para explicar sistema integrado de transporte


As três principais obras da primeira etapa do Ação Metrópole foram apresentadas esta semana a funcionários dos Correios, professores de escolas particulares, trabalhadores informais, lideranças de centros comunitários, servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e de órgãos públicos, entre eles Seter, Sagri e Sepaq. O encontro, realizado na sede do Ação Metrópole, na Sacramenta, contou com a participação do deputado estadual Carlos Bordalo (PT). O Governo do Pará investe R$ 131 milhões, financiados pelo Banco do Brasil, para construir o elevado da avenida Júlio César, revitalizar a Rodovia Arthur Bernardes e ampliar a avenida Independência, no chamado "Corredor Norte" de Belém.
O projeto que abre vias alternativas entre o centro de Belém e as áreas de expansão na região metropolitana é a maior intervenção nos últimos 20 anos nos sistemas viário e de transporte público da Região Metropolitana de Belém. Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, pela redução no tempo dos deslocamentos e pela melhoria na qualidade dos ônibus que fazem o transporte público na região.
Coordenador de planejamento do Ação Metrópole, o arquiteto e urbanista Paulo Ribeiro explicou que o projeto se baseia em estudos feitos desde a década de 90.

A estabilidade econômica e a facilidade de acesso a crédito provocaram um aumento do número de veículos nas ruas, fato que antecipou a saturação das principais vias de Belém, prevista para ocorrer em 2012. Atualmente, nos horários de pico, os congestionamentos se estendem da avenida Doutor Freitas à rodovia Mário Covas, com carros andando a uma velocidade de 5 km/h. "A ideia é criar um sistema integrado com ônibus percorrendo vias exclusivas e maior capacidade para passageiros. Teremos estações e terminais de integração, nos quais serão disponibilizados serviços para a população", adianta Paulo Ribeiro.
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