Corredores de ônibus em Florianópolis estão liberados para táxis

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A prefeitura de Florianópolis liberou nesta segunda-feira os corredores de ônibus para que os taxistas também utilizem essas rotas, criadas para encurtar o tempo de deslocamento do transporte coletivo. A medida promete facilitar o trajeto de 700 táxis que percorrem todos os dias as ruas da Capital, mantendo o principal objetivo que é motivar o uso do transporte coletivo como alternativa para reduzir o congestionamento na cidade. Florianópolis possui três corredores de ônibus: dois são preferenciais — um no acesso à ponte Colombo Salles e outro na Avenida Ivo Silveira — o terceiro é exclusivo e funciona entre 17h30min e 20h na Avenida Jorge Lacerda, sentindo Centro-Sul da Ilha. Para o secretário de transportes, João Batista Nunes, as mudanças já são positivas e devem melhorar com o aumento da fiscalização. Nunes afirma que estão na fase do educativo/preventivo, mas que vai chegar a hora de serem altamente rigorosos aplicando multas como medida corretiva para quem não cumpre a legislação.
READ MORE - Corredores de ônibus em Florianópolis estão liberados para táxis

SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) suspendeu nesta terça-feira, 18, a transmissão de conteúdo pela Rede Globo em cerca de 300 ônibus da capital paulista. Em fase de teste, segundo a Prefeitura, a programação parou de ser transmitida nas TVs dos veículos porque a empresa responsável, a Bus Mídia, não teria enviado o material para avaliação com antecedência.
A avaliação do conteúdo a ser transmitido está prevista no contrato entre as empresas de mídia em ônibus - Bus Mídia, TVO e BusTV- com a SPTrans. O material deve ser enviado todas as segundas-feiras para que possa ser veiculado a partir da semana seguinte. Segundo a SPTrans, isso permite "verificar se o conteúdo é adequado" para ser transmitido e "não tem conotação ofensiva" aos passageiros.
O Ministério Público (MP) Estadual também informou que vai investigar essa parceria. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social enviou nesta terça um ofício para saber se a transmissão da programação apenas da Rede Globo nos coletivos é legal e se ouve algum tipo de licitação para que fosse feita.
O conteúdo, formado por capítulos de novelas e outros programas, além de material jornalístico, começou a ser transmitido na segunda-feira, segundo o MP. De acordo com a SPTrans, a Bus Mídia possui contrato para veiculação televisiva com a empresa Viação Itaim Paulista. A Rede Globo informou que só mantém vínculo com a Bus Mídia, para quem o material da emissora é licenciado, e que por isso não tem nada a declarar sobre o assunto. A Bus Mídia não retornou o contato do estadao.com.br até a publicação desta matéria.
READ MORE - SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

Aracaju: Gratuidade nos ônibus a partir dos 60 anos é debatido pelos vereadores


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na segunda-feira, 17/8, o diretor Estadual de Assuntos Previdenciários e presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe, José Salomé dos Santos, que ocupou o espaço da tribuna livre, para defender gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos.

Atualmente o beneficio atende apenas quem tem idade acima de 65 anos, mas o Estatuto do Idoso permite e orienta que a idade minima para que este benefício seja reduzida para 60 ano.

Nesse sentido, o vereador Elber Batalha Filho (PSB) deu entrada em um projeto para adequar a lei a esta orientação.José Salomé apresentou um abaixo assinado com centenas de assinaturas que apoiam a aprovação do projeto que tramita na CMA. O orador argumentou que município tem autonomia para definir a gratuidade do transporte para idosos e esta alteração na idade deve ser feita com urgência, pois a lei determina que a família, o Governo e o Estado têm obrigação de amparar os idosos.
READ MORE - Aracaju: Gratuidade nos ônibus a partir dos 60 anos é debatido pelos vereadores

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960