Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Recife: Greve dos motoristas de ônibus chega ao fim

domingo, 28 de junho de 2009


Greve dos motoristas e cobradores de ônibus, deflagrada desde as oh e foi encerrada no final da tarde. A partir da meia noite, a operação foi normalizada em toda a Região Metropolitana do Recife. O reajuste salarial concedido à categoria foi de 5,7%. Assim como afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto, o percentual concedido não provocará nenhum novo reajuste tarifário. Durante todo o dia, em função da greve dos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte realizou uma série de ações emergenciais para garantir o funcionamento da operação das 359 linhas que circulam da RMR. Policiais de todos os batalhões e unidades especiais da Polícia Militar participaram da operação, garantindo a segurança de trabalhadores não grevistas e usuários tanto nos Terminais de Integração, quanto nos principais corredores de transporte, além de dezenas de outros pontos da RMR. Nas primeiras horas do dia a operação foi iniciada com 66% da frota (que é de 2.347 mil ônibus) nas ruas. Ao longo do dia, este quantitativo subiu gradativamente, passando para 70% no horário de pico da manhã, chegando a 84% no início da noite. O esquema especial montado pelo Grande Recife envolveu o remanejamento de coletivos de empresas menos deficitárias para outras que tiveram uma adesão maior à paralisação. Um dos casos foi à transferência de várias linhas operadas rotineiramente pela empresa Borborema para as empresas Vera Cruz, Cidade Alta e Itamaracá. Durante a madrugada, logo após o início da greve, que foi decretada desde as oh, o consórcio conseguiu manter a operação de 96% das 40 linhas bacurau que atuam na Região Metropolitana do Recife.
READ MORE - Recife: Greve dos motoristas de ônibus chega ao fim

Motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis marcam greve para terça


Depois de três assembleias realizadas nesta quinta-feira, os motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h da próxima terça-feira, dia 30. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) estão em negociação desde abril. Além da manutenção dos cobradores, os trabalhadores querem o pagamento da participação nos lucros e o reajuste salarial. No último mês, os motoristas e cobradores fizeram uma greve nos dias 19 e 20 de maio e uma paralisação-relâmpago de duas horas nos dias 5 e 17 de junho. Trabalhadores rodoviários apresentam contraproposta Os trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual apresentarão uma contraproposta ao sindicato patronal. Nas assembleias de quarta-feira a categoria não aceitou a proposta de reajuste apresentada pelas empresas do setor. Os patrões acenaram com o reajuste de 7% no salário e o mesmo percentual no vale-alimentação. Os motoristas querem o pagamento das horas em que ficam à disposição da empresa (e não apenas as horas "ao volante") e a equiparação do valor do vale-refeição nas oito empresas da região.
READ MORE - Motoristas e cobradores do transporte urbano da Grande Florianópolis marcam greve para terça

Distrito Federal: veículo leve sobre trilhos (VLT)


A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai negociar com o Governo do Distrito Federal (GDF) um empréstimo para estender o veículo leve sobre trilhos (VLT) até a Esplanada dos Ministérios. A proposta foi feita na sexta-feira (26) pelo governador José Roberto Arruda ao presidente da AFD, Jean Michel Severino, em uma reunião na sede da empresa, em Paris.
Jean-Michel Severino confirmou o empréstimo de 140 milhões de euros para a primeira fase do VLT - do terminal da Asa Sul até o PátioBrasil - e disse que a AFD tem todo o interesse em terminar o trabalho de construção das outras linhas. “O Governo do Distrito Federal tem sido muito profissional e eficiente e, por isso, não sera difícil aprovarmos um novo empréstimo”, disse Severino. As condições de pagamento estão estabelecidas: o DF terá 15 anos para pagar o empréstimo com juros de 3%. A carência é de cinco anos.
Depois de conhecer o sistema de Montpellier, Arruda orientou os técnicos do Governo a acelerar o projeto do VLT na Esplanada e lembrou que essa é uma reivindicação dos servidores públicos e um desejo antigo de um dos criadores da cidade, Oscar Niemeyer. “Com a construção do VLT na W3, vamos transportar 110 mil passageiros por dia. Se estendermos para a Esplanada dos Ministérios, serão 220 mil passageiros por dia”, diz Arruda, que determinou ao secretário de Transportes, Alberto Fraga e ao presidente do metrô, José Gaspar de Souza, começarem a negociar o novo empréstimo imediatamente.
Na primeira fase, será construída a linha que começa no terminal da Asa Sul até o Brasília Shopping prevista para terminar em um ano. A segunda fase será a ligação do aeroporto até o final da Asa Sul com previsão de término em 2013.
READ MORE - Distrito Federal: veículo leve sobre trilhos (VLT)

Rio: Passageiros sofrem com falta de conservação em ônibus da Zona Oeste


Esta semana, quando voltava para casa, num ônibus da linha 790 da viação Oriental, que liga Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a Cascadura, na Zona Norte, deparei-me com mais uma situação de descaso com a população.
O veículo estava em péssimo estado de conservação, com bancos soltos, vidros batendo e, o mais grave, a parte traseira estava pendendo para a esquerda, com a última janela do lado direito completamente solta, como podem ver na foto. Os vidros batiam ao ponto de quase quebrar e um senhor que estava sentado próximo à janela usou um pedaço de papel entre os vidros para minimizar o barulho, que estava insuportável.
Ao descer do ônibus, percebi que os pneus estavam completamente carecas. Temos que denunciar esta situação, pois estas empresas ganham dinheiro e colocam nossas vidas em risco utilizando veículos sucateados.
Por causa das más condições dos ônibus que prestam serviços na Zona Oeste, a prefeitura interditou duas empresas em maio e distribuiu as linhas de uma delas a outras companhias de transporte público .
READ MORE - Rio: Passageiros sofrem com falta de conservação em ônibus da Zona Oeste

Fortaleza: Validação das carteiras de estudantes da rede particular tem prazo até 10 de julho


Está prorrogada até o dia 10 de julho a validação das carteiras estudantis da rede particular de ensino emitidas em 2007 e 2008. Dessa forma, os estudantes que ainda não receberam o novo documento têm um prazo maior para adquiri-lo sem deixar de usufruir o direito à meia-passagem. Depois do prazo, os estudantes da rede particular só poderão utilizar as carteirinhas desbloqueadas e emitidas neste ano. Para desbloquear, os alunos devem ir, até o próximo dia 10, à Etufor apresentando a nova identidade estudantil. Os estudantes de cursos pré-vestibulares, idiomas, informática e supletivos precisam levar, além da carteirinha, uma declaração atualizada da instituição de ensino onde estuda. Os universitários que estiverem dentro do semestre vigente não necessitam apresentar declaração.As escolas e universidades particulares precisam confirmar os nomes de seus alunos regularmente matriculados no site da Etufor, pois o estudante poderá ter sua carteira bloqueada caso o nome não esteja no banco de dados.
READ MORE - Fortaleza: Validação das carteiras de estudantes da rede particular tem prazo até 10 de julho

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960