Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cartão Ótimo Sênior para idosos no transporte coletivo da Grande Belo Horizonte

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A partir de 2010 pessoas com mais de 60 anos não ficarão restritas à parte dianteira dos ônibus metropolitanos de BH O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) lançará, no próximo ano, mais um projeto social voltado para o benefício da terceira idade. Trata-se da distribuição do cartão Ótimo Sênior para os usuários do sistema de transporte metropolitano aci­ma de 60 anos.
O objetivo é possibilitar aos cidadãos da terceira idade que passem pela roleta para que se acomodem melhor dentro dos ônibus. “O cartão beneficiará os usuários idosos porque irá trazer o princípio da cidadania já que eles terão mais opções para escolher seus assentos”, diz a diretora de Marketing e Comunicação Social do Sintram, Valéria Reis Couto.
A partir de parceria com o Servas e o governo de Minas Gerais, o Sin­tram está investindo em um programa para a valorização do idoso, com propagandas de conscientização ao respeito e à valorização aos mais velhos. “Como a tendência da população é de envelhecer, nos engajamos nesta campanha com a preocupação de preservar os idosos”, explica Valéria. De acordo com a diretora de Marketing e Comunicação Social do Sin­tram, outra preocupação do sindicato é com os usuários do sistema de transporte coletivo metropolitano que utilizam cadeira de rodas. Alguns veículos estão sendo adaptados com elevadores e também para melhorar as condições de acessibilidade para pessoas obesas, com dificuldade de locomoção. “Foram colocados dentro dos ônibus pistas antiderrapantes e locais demarcados para estas pessoas se acomodarem. Os veículos estão cada vez mais adaptados para atender às exigências ergonômicas para melhor servir aos usuários”, garante Valéria Couto.
Há ainda o compromisso que os sete consórcios que prestam serviços de transportes nos 33 municípios da região metropolitana (exceto Belo Horizonte) firmaram para a construção de 22 terminais de integração na RMBH. “O objetivo destes terminais é trazer mais conforto para o usuário, que poderá pagar somente uma tarifa para se deslocar entre as linhas e ter ligações diretas com diversos pontos”, diz o presidente do Sintram, Rubens Lessa. Ele conta, ainda, que sete terminais já tiveram os projetos aprovados e as áreas onde serão construídos, desapropriadas. A construção deve ser iniciada ainda este ano. O restante vai ficar para 2010.
Outra boa notícia para os usuários foi a renovação da frota de ônibus, que tem idade média de quatro anos e meio de utilização. Há pouco mais de um ano toda a frota foi equipada com sistema de bilhetagem eletrônica e os resultados desta tecnologia foram os melhores possíveis. “Além de agilizar os embarques, a implantação da bilhetagem eletrônica aumentou a segurança dos usuários, que não precisam andar com dinheiro, e dos próprios trabalhadores que manuseiam quantias menores”, assegura Lessa.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960